Porque devo fazer a calibração inicial e final de uma dosimetria de ruído?

Fala pessoal.

Vocês já viram que a maioria dos Dosímetros de Ruído, principalmente os nacionais pedem para fazer o processo de Calibração Inicial e Final?

Você sabe o porquê é necessário fazer este processo de calibração? E outra, é obrigatório ou é opcional fazer esta calibração?

Pois bem, vamos responder esta dúvida. A primeira coisa a se entender é que, o nome correto não é calibração, pois, quando falamos em calibração requer outras condições que não é realizada neste processo, como por exemplo a manutenção do equipamento para atingir os níveis aceitáveis.

O termo correto neste caso é AFERIÇÃO DA CALIBRAÇÃO, ou seja, vamos aferir se o dosímetro permanece com a precisão identificada na calibração.

No caso a NHO 01 (detalhe, a NR 15 não exige tal procedimento) no subitem 6.3 determina que devemos fazer a Aferição Inicial (em 94dB ou em 114dB), com o respectivo ajuste, caso seja necessário, antes do início da Dosimetria e a Aferição Final após o término da dosimetria e a diferença entre a aferição inicial e a final não pode ser maior que ± 1 dB, caso seja maior que ± 1 dB a dosimetira foi perdida e isso pode ser um sinal de que o aparelho está com defeito ou a aferição inicial ou final foi executada de forma errada.

Vale lembrar que, se a variação entre a aferição inicial e final for maior que ± 1 dB é um indicativo de que o aparelho pode estar com defeito e que a precisão durante a dosimetria foi comprometida, fazendo com que o resultado não seja confiável, por isso é aconselhável neste caso que se repita a dosimetria, se a variação continuar maior que ± 1 dB, aconselha-se enviar o dosímetro e/ou o calibrador para manutenção e posterior calibração em laboratório pertencente ao RBC (Rede Brasileira de Calibração) com procedimentos de calibração acústica Acreditada pelo INMETRO.

E aí, gostou deste post? Não se esqueça de me seguir nas minhas redes sociais, temos muitos outros conteúdos por lá.

Forte abraço.

Thiago Santos Machado

Engenheiro de Segurança do Trabalho
Redes Sociais: https://thiagomachado.kpages.online/cursos-thiago

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo