Teoria da motivação: Pirâmide de necessidades

NR 4

O verdadeiro homem de ação é antes de tudo meditativo. A ação transforma, mas precede a ação, o planejamento. Fundamental é, entender primeiro, para depois atender necessidades e expectativas de todos os envolvidos.

Mas o Que é Necessidade?

Podemos definir necessidade como uma demanda, precisão, exigência, carecimento. Ou ainda uma imposição, obrigação, do inevitável, indispensável, imprescindível para a consecução do objetivo proposto, seja da própria sobrevivência, seja para a evolução do indivíduo.

Neste contexto, é importante revistar Abraham Harold Maslow, psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow. Maslow era o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque, Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics.

O que é a teoria da motivação de Maslow?

Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização. Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização. Dai resulta todo o valor e a importância e sustentabilidade de qualquer negócio! Proteção, Segurança e Saúde no Trabalho como alicerce da sustentabilidade e evolução para todos os envolvidos!

Qual o principal objetivo da Teoria das necessidades humanas básicas?

As necessidades fisiológicas constituem a base da pirâmide das necessidades de Maslow. Elas correspondem às mais essenciais necessidades do ser humano, ligadas, sobretudo, à sua sobrevivência. Elas são inegociáveis. Fechado o acordo ai, vamos adiante!

Qual a real importância da pirâmide de Maslow?

pirâmide de hierarquia de Maslow tem como objetivo compreender e organizar, por prioridade, quais são as necessidades essenciais das pessoas. A partir disso, pode ser utilizada dentro de diversas áreas, inclusive no âmbito empresarial, para entender como as pessoas são impactadas dentro da organização.

Quais são as 6 necessidades humanas básicas?

Vamos dar uma olhada mais atentamente para as seis necessidades humanas.

Certeza. A necessidade de segurança, conforto, ordem, consistência, controle. …

Variedade. A necessidade de incerteza, diversidade, desafio, mudança, surpresa, aventura. …

Significado. …

Amor e conexão. …

Crescimento. …

Contribuição.

Como Ampliar as necessidades humanas básicas?

Para alcançar a harmonia entre as necessidades básicas, podemos usar instrumentos e ferramentas de desenvolvimento organizacional, desenvolvimento de pessoal e práticas de liderança para projetar um ambiente amigável e individualista para os funcionários.

O que desmotiva as pessoas?

Quando os objetivos ficam nebulosos, não somos capazes enxergar e de avaliar nossos avanços e, consequentemente, a desmotivação pode chegar com força. Todos temos limitações e tempos diferentes. Por isso é muito importante compreender nossas capacidades e fraquezas para buscar a melhor forma de trabalhar com elas.

O que mais motiva o ser humano?

Essa teoria sugere que nós, seres humanos, somos motivados em satisfazer cinco necessidades básicas: fisiológicas, de segurança, social, de autoestima e de realizações pessoais. Para Maslow as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia de valores, ou seja, uma escala de níveis a serem transpostos.

Como aplicar a Pirâmide de Maslow em uma Organização?

Levando para o mundo corporativo, a base da Pirâmide de Maslow e os benefícios corporativos podem ser relacionados com a importância de se respeitar o tempo de cada empregado/funcionário e suas vontades, especialmente quando elas estão ligadas a questões de segurança, saúde e bem-estar.

Qual o nível mais alto da Pirâmide de Maslow?

Topo ou 5º nível: Necessidade de realização pessoal

É aqui que você se sente completamente você mesmo, você aceita quem é. Não é a toa que esse nível é o mais alto e mais difícil de ser alcançado, mas é um processo de crescimento que vale muito a pena.

Agora vou falar, isto não cai do céu, não nasce pronto. Precisamos descponstruir muros, construir  pontes e caminhos, despertando o “desejo” para o atendimento destas necessidades básicas rumo ao topo da pirâmide. Está disposto? Mãos à obra.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo