Segurança laboral: os EPIs salvam vidas!

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são itens essenciais para garantir a segurança do trabalhador em ambientes como o da construção civil e produção industrial e, assim, melhorar a sua qualidade de vida.

Além disso, esses equipamentos protegem individualmente cada usuário atuando sobre algum risco. Em outras palavras, á todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho, sendo obrigatório que ele possua um CA (Certificado de Aprovação).

A NR 06 diz que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco da atividade, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Como escolher o EPI adequado?

O que leva uma empresa a fornecer ou definir um EPI é a exposição do trabalhador a um risco. Assim, o que vai dar origem a aplicação de qualquer equipamento de proteção é aquele “perigo” presente no ambiente ou na atividade desempenhada.

Por exemplo: um trabalhador executando uma atividade sobre um andaime estará exposto ao risco de queda. Logo, ele vai precisar de um EPI para proteger desse risco.

Análise de Risco: processo destinado a compreender a natureza do risco

Para escolher o EPI é fundamental conhecer os riscos e pensar nas características que o equipamento precisa ter para proteger de maneira adequada o trabalhador.

Isso significa que apenas analisar se o EPI tem CA ou não é ineficiente. É preciso conhecer melhor as características técnicas do item. Mas, como fazer isso? A dica é sempre solicitar a ficha técnica do produto.

Nesse processo é importante avaliar as condições ergonômicas do equipamento e também o uso em conjunto com outros EPI’s e ferramentas como um software para gestão de epi.

Conformidade com as condições de trabalho e riscos

O equipamento de proteção individual deve estar em plena conformidade com as condições de trabalho e risco a que colaborador é exposto. E para isso, ele deve apresentar características que atendam a essas necessidades, do contrário, poderá pôr em risco a sua eficiência no ambiente de trabalho.

É relevante indicar o óbvio: que os EPIs não possuem a finalidade de contribuir para aumento do risco em relação à segurança do trabalhador, mas sim, minimizá-los e de evitar acidentes de trabalho.

Nível de gravidade do risco

Além dos pontos anteriores apresentados, o EPI precisa estar em conformidade ao nível de gravidade de risco a que ele se propõe minimizar. Por exemplo, não faz sentido utilizar uma proteção para a cabeça (capacete) em ambientes de trabalho cujo colaborador esteja exposto a altos níveis de ruído.

Neste exemplo, a empresa deve fornecer os melhores EPIs voltados para minimizar o ruído no local, e assim, garantir a saúde do trabalhador. É de suma importância verificar a qualidade do EPI, a fim de analisar se ele é capaz de suprir a gravidade do risco.

Agora que você conhece as principais características dos EPIs, não corra riscos desnecessários, fique atento e selecione somente aqueles que possuem características que podem aumentar a sua eficiência.

dataSEESMT: software de gestão para gerar segurança e eficiência

O dataSEESMT, software de gestão SST e SSO da RSData, foi desenvolvido sob o acompanhamento de profissionais especialistas em Segurança e Saúde do Trabalho. A ferramenta provê facilidade no lançamento das informações voltadas à SST.

\"\"

Isso permite uma gestão eficaz na emissão, controle e vencimento de documentos, programas e laudos tais como PPRA, PCMSO, PCMAT, PGR, PCA, LTCAT e PPP, ASO e Exames. Tornando-o assim, um software completo para quem busca efetuar toda a gestão de SST em um único software.

Gestão de EPI e materiais com biometria com o dataEPI

O dataEPI vem para informatizar e inovar a gestão e entregas das fichas de Equipamento de Proteção Individual (EPI), através do controle de estoques, custos e demandas.

Focando na gestão do controle de prazos e consumo, este sistema monitora as movimentações, verifica a disposição do estoque e possibilita a retira dos EPIs e materiais com ou sem a confirmação eletrônica (biometria, código de barras e Rfid). Também realiza o controle de materiais e uniformes com opção da gestão de grade (P|M|G).

Conheça algumas vantagens:

  • Redução de custos;
  • Eficiência de gestão;
  • Padronização e agilidade de processo;
  • Flexibilidade de Entregas Online/Offline;
  • Segurança e rastreabilidade de informação;
  • Virtualização de Documentos e Fichas de EPI;
  • Gestão de Entrega e Controle de Estoque de EPIs (NR 6);
  • Gestão eletrônica conforme NR 6 com rastreabilidade de informação e biometria;
  • Gestão de validade CA (vínculo com o site do MTE) e prazos de vencimentos de EPI com alerta e envio automático de e-mails após atingidos os parâmetros estipulados.

Quer saber mais sobre como a RSData pode ajudar sua empresa a manter os ambientes seguros e saudáveis para seus colaboradores? Conheça nossos conteúdos aqui.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo