Segurança do trabalho x Segurança psicológica: uma relação que você precisa fazer

Até 2030, a previsão do Fórum Econômico Mundial é que os gastos globais com o tratamento de transtornos emocionais superem a casa dos US$ 6 trilhões. E muito disso pode ter origem ou gerar impactos sobre o ambiente de trabalho.

É muito importante que os gestores estejam atentos a este tipo de situação, para métricas de desempenho, um sistema sst é essencial. Hoje, temas como stress, esgotamento, depressão e síndrome de Burnout são tratados por algumas empresas no âmbito de SST. Mas é preciso que isso aumente.

Afinal, funcionários estressados, esgotados, desmotivados, produzem menos e podem estar mais expostos a distrações, falta de atenção e falta de cuidado que os deixem mais susceptíveis a riscos ocupacionais.

Um dos principais cuidados necessários é saber ouvir. Ouça seus empregados, receba e dê feedbacks honestos, corrija sem ser grosseiro, ao contrário: cada erro exige não somente uma correção, mas um ensinamento cordial de como fazer certo.

E se você, gestor, errar, admita. Não há nada mais franco do que esta troca sincera com quem é gerido.

Abra espaço para que os trabalhadores deem suas opiniões, sugestões, críticas. Um ambiente saudável de trabalho permite a liberdade respeitosa de expressão.

Isso vale para empresas de todos os portes. Mesmo pequenas empresas não precisam de grandes investimentos para dar atenção à saúde mental de seus trabalhadores. Mantenha as lideranças preparadas para lidar com seus liderados de forma construtiva, equilibrada; abra espaço para a informação circular, incentive, motive, colete feedback. Tudo isso é quase gratuito e faz muita diferença.

ATENÇÃO AOS SINAIS

Vale também ficar atento a sinais que possam demonstrar que algum trabalhador está atravessando um transtorno mental. Tais como: mudanças na rotina, atrasos, alterações bruscas de humor, tristeza, faltas seguidas. Tudo isso pode significar uma doença e merece cuidado.

Os transtornos emocionais são sim um caso da segurança e saúde do trabalho. Preste atenção a eles.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo