Saiba quais as vantagens em utilizar um software de SST em seu negócio

A segurança no trabalho tem sido cada vez mais debatida ao longo dos últimos anos. A preocupação com o bem-estar dos colaboradores é fundamental para que se tenha um ambiente saudável e produtivo.

Além de demonstrar preocupação com o bem-estar dos funcionários, a empresa também mostra profissionalismo internamente e para o mercado de trabalho. A tecnologia pode ser uma boa aliada nessa iniciativa.

Software além da captação de Dados

A preocupação com a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) não pode ser restrita apenas para a captação dos dados, mas também para o armazenamento. O processo precisa ser completo para que haja fluidez.

Um software de SST pode ser tornar um grande aliado, principalmente quando pensamos na segurança do armazenamento das informações. Perder, vazar ou alterar os dados dos colaboradores são riscos que a empresa não pode correr.

Outro ponto positivo é a facilidade para acesso das informações, que pode ser feita de forma remota, em caso de necessidade. Em tempos de pandemia e isolamento, torna-se fundamental ter o máximo de informações à distância. A adesão do formato de trabalho em home-office/híbrido também influencia nessa mudança no mercado.

Importância na mudança de mentalidade

Mudar a “cultura” de uma empresa na forma de gerir as informações de seus colaboradores pode parecer um custo, porém, em comparação à possíveis gastos com problemas, a aquisição do software se torna um investimento. O planejamento da implementação é mais inteligente do que um custo urgente com o serviço de T.I externo, para corrigir erros e vazamentos.

Para empresas que possuem regime CLT, a organização e modernização desses dados torna-se praticamente obrigatória devido à plataforma eSocial Empresas, implementada pelo Governo Federal. 

Organização de informações

As empresas precisam comunicar ao Governo, de forma unificada, as seguintes informações relacionadas aos colaboradores: vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. O não uso da plataforma eSocial pode acarretar problemas da empresa com o Governo Federal.

A implementação correta do sistema é a grande chave para que todos os outros pontos ocorram da melhor maneira possível, tornando os dados mais seguros, acessíveis e organizados. O investimento mantém a facilidade para envio periódico dos dados ao Governo e também auxilia na organização interna da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo