Resultado da Dosimetria de Ruído deu 84,9dB(A) vou caracterizar como Insalubre?

Já passou por uma situação em que o resultado da medição deu por exemplo 84,9dB(A) para Ruído Contínuo ou Intermitente, sendo que o L.T. é 85 dB(A)?

E aí, é ou não é insalubre? Como você concluiria?

Ou para agentes químicos, o resultado da medição deu 77,9ppm, sendo que o L.T. é 78ppm.

E aí, é ou não é insalubre? Como você concluiria?

Existe uma solução dada pela FUNDACENTRO para ajudar nestas situações polêmicas, é chamado de PERCENTIL 95%.

O Percentil 95% é fruto de cálculos estatísticos sugeridos pela AIHA (American Industrial Hygiene Association) e recomendado pela FUNDACENTRO através do eBook “Guia Técnico sobre estratégia de amostragem e interpretação de resultados de avaliações quantitativas de agentes químicos em ambientes de trabalho. Procedimento Técnico” da FUNDACENTRO publicado em 2018.

Segundo este eBook da Fundacentro, a aplicação do Percentil 95% é recomendada principalmente para a aplicação do Laudo de Insalubridade e do LTCAT.

Porém, vale lembrar que não é obrigatório a aplicação do Percentil 95%, mediante as legislações trabalhistas ou previdenciárias, porém, a aplicação deste método de análise é uma boa ferramenta para se comprovar um enquadramento duvidoso ou o não enquadramento de uma situação também duvidosa.

Aplicando este método, de uma forma bem simplificada, você garantirá 95% de certeza que, qualquer outra medição aplicada nas mesmas condições, apresentarão um resultado inferior ou igual o Percentil 95%.

Qual o problema deste método? É o custo, pois, você terá que fazer 6 medições (pode variar) no mesmo GHE em dias aleatórios com trabalhadores aleatórios, consequentemente isto irá onerar um investimento razoavelmente elevado para o seu cliente.

Infelizmente, esta não é uma ferramenta muito aplicada por falta de conhecimento dos profissionais, que não sabem aplica-la ou pelo cliente não aprovar o orçamento.

E aí, gostou deste artigo? Me acompanhe no Instagram e YouTube, é só me procurar como Thiago Machado que você me acha com facilidade. Ou clique no link que vou deixar logo mais, lá você achará todas as minhas redes sociais.

Forte abraço.

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo