RESPONSABILIDADES DE FAZER ESCOLHAS, TOMAR DECISÕES Ônus & Bônus

Escolher, selecionar, fazer uma opção ou dar preferência é renunciar, excluir outras alternativas ou possibilidades existentes. Esta é uma decisão única, pessoal e intransferível para cada cidadão.
Este ato ou efeito de decidir, deliberar, exige coragem, pois a Juízo do que fazemos para renunciar trata-se de mera presunção de verdade. Incertezas que podem ou não se confirmar futuramente. Algumas dúvidas restarão eternamente sobre possibilidades ou probabilidade de eventual acerto na sequência de nossas vidas. Caminhamos assim, desconstruindo e reconstruindo eternamente os próprios caminhos influenciando pessoas.
No campo da Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), a Decisão (escolhas & renúncias) do profissional legalmente habilitado pode gerar impactos, reflexos e abrangência irreparáveis, irreversíveis e/ou imensuráveis na vida do trabalhador e nos negócios de uma organização.
Do Juízo de fato (parecer técnico, opinião qualificada, fundamentada, expertise) resulta orientações e encaminhamentos pertinentes. Deste encaminhamento técnico/científico derivam responsabilidades também no campo jurídico em que o profissional igualmente pode responder nas esferas Trabalhista, Previdenciária, Cível ou Criminal, especialmente em caso de existir vitimados por acidente ou doença ocupacional. Alguém nesta dimensão, tem perfeita consciência de que expor à vida, à saúde ou a integridade física de outrem a perigo direto ou iminente, caracteriza “crime”. Logo, se tiver que “pecar”, que seja por excesso; jamais por omissão… negligência… imprudência… ou imperícia.

Glossário NR 01 Portaria 6730
• Risco Ocupacional: Combinação da probabilidade de ocorrer lesão ou agravo à saúde causados por um evento perigoso, exposição a agente nocivo ou exigência da atividade de trabalho e da severidade dessa lesão ou agravo à saúde.
• Perigo ou Fator de Risco Ocupacional / Perigo ou fonte de risco ocupacional: Fonte com potencial de causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que isoladamente ou em combinação com outros tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde.
• Evento Perigoso: Ocorrência ou acontecimento com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde.

RSData software de sst

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter: