Qual o futuro da Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho?

NR 4

SISTEMA DE GESTÃO E GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

2022 é um ano histórico para a Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil e no Mundo, A nível mundial temos a declaração da OIT – Organização Internacional do Trabalho, que a SST passa a ter tratamento diferenciado mundialmente, agora ela é considerada “um princípio fundamental e direito no trabalho”. Independente se no setor público ou privado, o foco é o perigo e os riscos da exposição no trabalho e seu potencial de causar o sofrimento, o adoecimento, a mutilação e a morte que deve ser adequadamente gerenciado. Significado expressivo e marco para todos os países construir e evidenciar “melhoria contínua” neste novo cenário.

No Brasil, Iniciamos em 03.01.2022, após 2 anos de sua publicação no Diário Oficial da União e, um enorme tempo para exercícios de aprendizagem, ocorre um salto para o futuro. Modernas e atualizadas Normas Regulamentadores nos inserem no campo real da evolução e melhoria contínua nos processos de Segurança e Medicina do Trabalho. Foco no ponto futuro, estratégicos, trabalhando com metas específicas, mensuráveis, relevantes, atingíveis e temporais nos inserem nesta nova realidade. Aqui, temos que ser estratégicos, pautar nossas ações e processos pela “inovação com análise de desempenho e melhoria contínua”. A dificuldade ainda é grande, a mesmice, a zona de conforto e a quase certeza de não ser atingidos pelos órgãos oficiais de monitoramento e controle estão ruindo ante a tamanho desafio. O formato digital, eletrônico acelera e exige um novo tipo de profissional com condução adequada a tamanho desafio.

Atentos a este ambiente de negócio que precisa evoluir, entender a atender as necessidades e expectativas de todos os envolvidos, a Presidência da República através do Ministério do Trabalho em seu braço técnico de pesquisa – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro, torna público um importantíssimo projeto de pesquisa: Sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho como instrumento de melhoria das condições e ambientes de trabalho. Neste Relatório identifica ações que o governo poderia adotar para estimular a adoção de sistemas de gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) – Imprescindível leitura para todos os profissionais de SST e empreendedores.

O governo brasileiro deu um passo importante com a exigência de parte das organizações implementarem um Programa de Gerenciamento de Riscos. Vislumbra-se que um passo adiante poderia ser dado criando incentivos para as organizações voluntariamente irem além do regulado com a adoção de sistemas de gestão da SST. Mesmo considerando que determinados incentivos possam ser mais efetivos para organizações de um determinado ramo de atividade econômica do que para outros, que a influência dos incentivos nos membros da alta administração pode variar de acordo com o tamanho das Organizações, que os membros da alta administração não são influenciados similarmente pelos diversos tipos de incentivos, denota-se que a adoção deles ofereceria uma importante alavancagem para a melhoria da SST.

Daqui pra frente, inclusive no setor público, o eSocial elimina o processo de transmissão de dados e informações trabalhistas, tributárias, previdenciárias e outras, por meio físico/papel. Agora é formato digital sincronizado, onde de um lado a responsabilidade do empregador de gerar e transmitir a informação correta, com qualidade e assertividade ou infração, penalização e multas. Do outro o Governo que recebe e processa, e apura o valor de receitas devidas e as executa, ou descobre inconsistências e age. Por fim, os Brasileiros e Brasileiras em tempo de transparência total, terão acesso as informações relativas à sua vida laboral fiscalizando e exigindo administrativa ou judicialmente, as correções necessárias e eventuais reparos por danos resultantes.

Os demonstrativos de resultados dentro do sistema de gestão e gerenciamento de riscos ocupacionais, a análise de desempenho e melhoria contínua, são necessidades para a sustentabilidade no ambiente de negócios, em todos os níveis.

Dentro desta perspectiva – Sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho como instrumento de melhoria das condições e ambientes de trabalho, convidamos Você para nos acompanhar nos próximos artigos aqui no Blog RSData – Software de SST.

Um Feliz Natal à Você e familiares com muita paz, alegria, saúde, segurança e prosperidade!

Fonte: http://arquivosbiblioteca.fundacentro.gov.br/exlibris/aleph/a23_1/apache_media/82HNCEJD1JTCSMR8XYXUL6TH983LJP.pdf

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo