Qual é o seu nível de maturidade em segurança e saúde ocupacional?

A Segurança das Operações em qualquer negócio da atividade humana, é construída por PESSOAS, através das PESSOAS e para as PESSOAS.

A “Maturidade de Segurança e Saúde Ocupacional” só se consolida quando uma Organização tem a SSO como um valor intrínseco a sustentabilidade do negócio. Que o risco é inerente a qualquer atividade humana. Que possui uma atividade de risco, portanto, em primeiro lugar preserva a vida humana, tanto dos funcionários quanto dos visitantes. Aceita que tem a obrigação estrita de “entender” para “atender” as necessidades e expectativas de todos os envolvidos. Que cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentações relacionadas à Segurança, Saúde, e Meio Ambiente, temas de relevância em nossas operações. Que qualquer conduta que viole estes requerimentos é desfavorável para seus interesses e, portanto, contrária à postura e valores da Organização.

Há pelo menos 7 (sete) elementos indispensáveis a esta consolidação (Maturidade em SSO):

  1. Visão de SSO
  2. Objetivo Estratégico de SSO
  3. Missão e Valores
  4. Cultura Organizacional e Estratégias para a evolução e melhoria contínua
  5. Recursos necessários para a consecução dos objetivos propostos
  6. Capacidades adequadamente dimensionadas
  7. Fator Motivacional – Estratégias para despertar a vontade, o desejo e a necessidade para tingir resultados

Qual é o seu “Nível de Maturidade de Segurança e Saúde Ocupacional”?

  1. O Reativo: É patológico. Negacionista. Desacredita, Desdenha e burla, sempre que possível, as regras e normas de SSO estabelecidas para a sua própria proteção. Usa como mecanismo de proteção o “fake” estimulando outros a negação como coletivo de defesa. Para ele SSO não faz parte da atividade. Correr riscos é estimulante e parte integrante do negócio;
  2. O Dependente: Segue apenas o que lhe convém. É reativo. Detesta sair de sua zona de conforto. Vive na “normose”, só reage quando é estimulado, cobrado ou coagido a fezes ou a deixar de fazer algo contrário aos interesses da organização. Depende de fiscalização, acompanhamento, cobrança. Cumpre porque é lei e poderá haver penalizações. Medianamente resistente;
  3. O Independente: Detesta zona de conforto. Não precisa fiscalização. Reconhece, identifica riscos e se antecipa. Entende e aceita como uma necessidade o resultado do processo, pouco importa a SSO. Pessoas são apenas um meio para consolidar resultados nos processos. É calculativo. Utiliza princípios do sistema de gestão de processos;
  4. O Interdependente: É proativo. Possui senso de equipe. Da proteção coletiva. Capacidade de assimilar informações e transformar o ambiente pela aplicação prática. Capacidade de percepção e de gerenciamento de riscos.
  5. O Generativo: Estimula e desenvolve pessoas. Favorece o crescimento da equipe e da Organização. Enxerga, lê sintomas, antecipa-se ao evento perigoso e estabelece mecanismos de proteção da coletividade. SSO é um valor indispensável para a tomada de decisões. Profundo respeito às pessoas.

Qual é o seu nível de maturidade em SSO?   Qual é o nível de maturidade de SSO em sua Organização?

\"\"

You have problems; We are the solution!

Você tem problemas; nós temos a solução.

Sobre o autor:
\"RSData

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter: