Qual é Administração, Gestão e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais?

NÃO DESTRUA. DESCONSTRUA E RECONSTRUA NUM OUTRO NÍVEL, EM OUTRA DIMENSÃO

A migração da OSHAS (norma internacional de certificação com foco em \”perigo\”) para a ISO 45 001( Norma Internacional com padrões de qualidade para a GESTÃO de riscos ocupacionais) representa para todas as expectativas e necessidades das partes interessadas (Investidores, Trabalhadores, Governos e Sociedade) um um sublimar evento de transformação – a desejada evolução, definitivamente o \”up grade\” ou a troca de turma. Um cenário de transformações onde as exigências, requisitos, cláusulas e padrões devem ser rapidamente assimilados e empregados para garantir a sustentabilidade, inclusive dos profissionais de SST. É preciso entregar mais, melhor e para todos!

A SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ PREPARADA PARA OS NOVOS TEMPOS?

Não basta simplesmente \”destruir\” os \”pês\”, por exemplo: o PPRA , o PCMSO os p…

Destruir é proceder à destruição. Demolir, aniquiliar, fazer desaparecer, reduzir a pó, exterminar.

Já a desconstrução segundo o conceito teórico elaborado por Jacques Derrita, não significa destruição completa, mas sim desmontagem, decomposição dos elementos que para nós, até então considerados absolutamente \”verdadeiros\” e necessários e que agora deixam de ter esta dimensão.

Falar de desconstrução dentro da teoria do conhecimento é falar de uma reinterpretação como elemento fundante de um novo conhecimento: “Não existem fatos, apenas interpretações”. Para Derrida, a desconstrução não quer dizer a destruição não.

Para Derrida, as palavras não têm a capacidade de expressar tudo o que se quer por elas exprimir, de modo que palavras e conceitos não comunicam o que prometem. Para ele, as lacunas na escrita e na fala são inevitáveis; é a capacidade de serem modificados no pensamento, na expressão e na escrita que torna os conceitos incompletos. Assim, aquilo que dizemos e ouvimos só será de fato verdade quando o virmos como algo incompleto e aceitarmos desconstruí-lo (Desconstruímos o PPRA; recebemos A GRO, O GRO e o PGR); e se não o fizermos, a evolução sócio-tecnológico-produtiva o fará por nós, como já o fez com os dogmáticos conceitos de família, território, afeto, direito, etc.

Eu lhe entrego a informação! Você a aplica, e gera o seu único, pessoal e intransferível conhecimento\”

O processo de \”desconstrução\” pode ser difícil, doloroso, pelo apego gerar de perda e um comportamento de resistência. Todavia, necessário e imperioso para a \”reconstrução\” em outro nível, outra dimensão. Assim vivemos esta transição, nos preparando para entregar mais, com qualidade dentro de padrões internacionais atendendo necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas.

O que é Administrar?

Podemos dizer que administrar é conduzir o pensamento à ação por meio de decisões ponderadas que envolvam pessoas e recursos de maneira a proporcionar equilíbrio eficiente e eficaz, conduzindo, assim, as organizações à efetividade e a sustentabilidade.

O que é administração?

A  Administração trata dos aspectos gerais de uma ORGANIZAÇÃO. Essa área tem a função de criar soluções para os problemas típicos de uma organização.

Cuida dos recursos financeiros, patrimoniais e humanos, bem como do marketing, da produção, da concorrência e do mercado. A principal finalidade é atingir os objetivos da organização.

Podemos classificar a administração como a visão macro do negócio. Afinal, o objetivo é levar em conta a empresa como um todo, pelo melhor caminho.

Para ser um bom administrador, portanto, é necessário saber negociar, tomar decisões, estabelecer metas, liderar pessoas e organizar recursos.

 O que é gestão?

A gestão é uma especialização da administração (SSO Por exemplo…..) e também do gerenciamento. O gestor faz basicamente a mesma coisa que o administrador e o gerente, a única diferença é que ele deve exercer o papel de forma mais criativa e habilidosa.

A GESTÃO estabelece os princípios fundamentais, os Requisitos, Estruturas, Técnicas & Práticas, escolha de Ferramentas, macro, formas de fluxos formas de incentivar a participação da equipe, estimular a responsabilidade e autonomia dos funcionários. Uma DIRETRIZ = GUIA a qual todas as demais linhas do Gerenciamento devem estar subordinadas/vinculadas.

Vai além da compreensão técnica e administrativa, foco no mercado, no cliente e na concorrência

 O que é gerenciamento?

O gerenciamento é mais específico do que a administração geral (Exemplo: SSO). Isso porque a gerência trata de setores ou departamentos específicos de uma organização. O papel do gerente é, sobretudo, exercer funções bem limitadas, ou seja, cuidar do seu campo de atuação ou área. Aplicar as Diretrizes de Gestão Estratégica SSO (Documento Teórico)

Podemos dizer, de modo geral, que a gerência comanda um departamento de SSO e pode acumular ou não funções de gerência em outros setores. Um gerente deve cuidar dos processos e das pessoas do setor que atua, planejando ações, tomando decisões e delegando tarefas.

Portanto, se deseja uma pessoa capaz de criar soluções para os problemas típicos de uma organização, contrate um administrador.

Se seu objetivo é Organização & Métodos, Gestão pela qualidade e melhoria contínua, tenha um profissional que incentive, motive e ainda entenda da visão macro do negócio, tenha um Gestor.

Agora se necessita de um profissional que atue com excelência em uma determinada área da empresa, contrate um gerente! Gerenciamento

Conclusão

Saber a diferença entre gestão, gerenciamento e administração é de suma importância para o sucesso da Organização. É somente com esse entendimento que será possível executar melhorias significativas dentro do negócio SSO – Segurança e Saúde Ocupacional.

\"\"

 

Pedro Valdir Pereira

Consultor de Saúde e Segurança do Trabalho
Instrutor de Treinamentos Credenciado pelo Corpo de Bombeiros/ RS Matrícula 000185/2011 e 00379/2013
Técnico Internacional em Emergências Químicas – Especialista pela NFPA 472 – HazMat Technician Standard for Professional Competence of Responders to Hazardous Materials Incidents – Technician Level – transportation technology center, University of Texas – inc. USA
Safety Technician – Ergonomics, Occupational hygienist, Health and Safety
Delegado Eleito para representar o RS na Conferência Nacional de Defesa Civil – Brasília em NOV 2014

 

 

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter: