Qual é a importância da ergonomia no ambiente de trabalho?

A importância da ergonomia no ambiente de trabalho para evitar lesões por esforço repetitivo e problemas de postura

A ergonomia é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, pois se preocupa em adaptar o ambiente de trabalho às necessidades físicas e mentais dos destes, visando maximizar a produtividade e minimizar os riscos de lesões.

Lesões por esforço repetitivo (LER) e problemas de postura são comuns em ambientes de trabalho que não levam em consideração a ergonomia. Esses problemas podem ser causados pela falta de ajuste adequado das mesas e cadeiras, uso incorreto de equipamentos, movimentos repetitivos sob uma condição mal planejada, a exemplo de falta de pausas para descanso, e posturas inadequadas. A ergonomia ajuda a prevenir esses problemas, muitas vezes com pequenos ajustes e baixo orçamento, ofertando aos trabalhadores condições de executar suas tarefas movimentando-se livremente e sem esforços excessivos.

Mas não adianta disponibilizar excelentes equipamentos e mobiliários, se as exigências e organização do trabalho estão desajustadas. Por isso, avaliar constantemente o dimensionamento da equipe; projetar metas realistas; ofertar recursos, ferramentas, insumos e sistemas adequados às exigências do trabalho; adequar escalas de trabalho e evitar horas extras em demasia para o devido descanso; garantir pausas intrajornada; implementar, quando possível, rodízio entre tarefas e entre trabalhadores; são iniciativas administrativas, de cunho preventivo, que geram excelentes resultados.

Saiba, o ser humano é intuitivo. Quando submetido a situações de desconforto, ele busca de uma maneira ou outra subterfúgios para se proteger. Seja executando sua tarefa de forma mais lenta, ou adotado uma “forma de fazer” (modo operatório) menos eficiente mas que seja mais leve. Costumo dizer que onde há desconforto, há desperdício. E onde há desperdício, há ineficiência. 

Por isso tenha certeza. Ao adaptar o ambiente de trabalho às necessidades físicas dos trabalhadores, a ergonomia ajuda a reduzir o cansaço físico e mental, promovendo um ambiente mais saudável, seguro e produtivo para os trabalhadores.

Thiago Lorenzi

Ergonomista Certificado – ABERGO | IEA

Mestre em ciências do movimento humano (UFRGS)

MBA em Ergonomia (INSPIRAR)

Criador do Método Hergon

Consultor de grandes empresas (HEINEKEN, GEDORE, UNIMED, MERCK, SLC AGRICOLA, HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS, entre outras)

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo