Qual a importância de saber ouvir no ambiente de trabalho?

Pedro Pereira nos convida a repensar a Segurança e Saúde no Trabalho (SST) através de um artigo provocativo que destaca a diferença fundamental entre “ouvir” e “escutar” no contexto da SST. Este artigo vai além das normas e leis, mergulhando na importância da etimologia, semântica e hermenêutica para uma aplicação mais consciente e eficaz das práticas de segurança. Pereira argumenta que a verdadeira mudança nos ambientes de trabalho seguros e saudáveis começa com a reflexão sobre como processamos e aplicamos informações, desafiando o habitual “copiar e colar” em SST. Uma leitura obrigatória para quem busca não apenas cumprir regulamentos, mas promover uma cultura de segurança genuína e efetiva.

EM SE TRATANDO DE SST – RESISTÊNCIA OU LIMITAÇÕES?

Não é sobre Ouvir;

 = Perceber pelo ouvido. Sentir (alguma coisa) pelo ouvido. Quem tem “ouvido”,  ouve!

 é sobre Escutar

ESCUTAR = Prestar o ouvido a; ouvir com atenção, compreender. Tornar-se atento para ouvir. = ATENTAR. Dar atenção ou crédito a (ex.: sempre escutou os conselhos da avó). = DAR OUVIDOS. Deixar-se guiar por algo.

Para escutar, compreender, racionalizar…
É sobre etimologia= Parte da gramática que trata da origem e formação das palavras.  Origem de uma palavra. = ÉTIMO

É sobre semântica = Relativo a significação, ao significado. = SIGNIFICATIVO

É sobre hermenêutica =

Interpretação do sentido das palavras. Arte de interpretar leis, códices, textos sagrados, etc.

Funcionamento do Ouvido Humano (Fisiologia)

Até chegar os estímulos elétricos ao cérebro vai bem. E depois? O que Você faz com estas informações?

É para pensar e refletir sobre aquelas situações que aplicam em seus serviços de SST o cópia e cola.

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo