Quais são os principais aspectos da gestão de SST?

NR 4

Elevados Padrões de Qualidade de SST para Trabalhadores

Pela primeira vez no Brasil, os Trabalhadores podem esperar evolução e retorno na proteção de sua integridade física, saúde e a vida no exercício da atividade laboral. A baixa efetividade de SST no campo prático (SST só de papel) parece definitivamente condenada a extinção. Os requisitos legais (NR 01) para a construção de elevados padrões de qualidade na gestão e gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO/PGR), estão alicerçados na primeira Norma Internacional validada pelas reformas e atualizações das normativas pertinentes à Segurança e Medicina do Trabalho. Espelhadas em elevados padrões internacionais qualidade para a  proteção e prevenção de riscos ocupacionais – a ISO 45001. Portanto,  a NR 1 pressupões aplicação de modernos conceitos, técnicas & práticas para a Gestão e o Gerenciamento nunca antes estabelecidas, cujo propósito deixa o modelo anterior baseado em “reatividade” para a “pró-atividade”. Deixa de considerar apenas os três principais grupos de perigos (Químico, Físico e Biológico), ampliando e acrescentando os outros dois grupos, onde encontramos os perigos de Acidentes e Ergonômicos também. 

A Política de Segurança e Medicina do Trabalho (Compromisso com a SMT) de toda a Organização é uma questão estratégica e de sustentabilidade no ambiente de negócios. O pensamento macro Corporativo deverá estabelecer a linha de conduta, o guia ao qual todas as ações preventivas e/ou corretivas estarão vinculadas. A GRO é o Documento macro descritivo Corporativo. Incorpora todos os Programas de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, inclusive o PGR. Estabelece os métodos, técnicas, práticas de ação/execução/avaliação de desempenho e melhoria contínua, sempre vinculadas/alinhadas com a Missão, Visão, Valores, Responsabilidades e a Política de SMT desta Organização. Portanto, diferente de programas com objetivo específico, inventário de riscos, planejamento, ação e controle com avaliação de desempenho e melhoria contínua, a GRO é o Manual Técnico de Gestão Macro Corporativo.

Entender e Atender” os requisitos legais e normas técnicas pertinentes a SMT é o primeiro grande desafio, não apenas para profissionais legalmente habilitados em SMT, mas de todas as partes envolvidas. O segundo grande desafio é socializar a informação de modo que possa chegar com clareza e simplicidade no dito “chão de fábrica”. Sensibilizar o trabalhador Brasileiro e seus legítimos representantes, para promover uma discussão produtiva, com participação mais efetiva contribuindo para o pensamento estratégico corporativo nas discussões e encaminhamentos pertinentes. Por fim, não podemos esquecer que a ausência de “Cultura Prevencionista” é talvez, o maior entrave ao desenvolvimento e competitividade brasileira nos negócios.

É enxergando esta necessidade, que gostaria de chamar especial atenção. por oportuno, que precisamos rebuscar e acelerar a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST).

Então, as ações no âmbito da PNSST devem constar do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

São responsáveis ​​pela implementação e execução da PNSST os Ministérios do Trabalho, da Saúde e da Previdência Social, sem prejuízo da participação de outros órgãos e instituições que atuem na área!
O Governo Federal através dos Ministérios do Trabalho, Previdência e Saúde, deve isto pra todos nós – Desenvolvimento de uma cultura prevencionista com respeito aos direitos e garantias individuais fulcro na proteção e prevenção de acidentes de trabalho e adoecimento.

A hora é agora!

O ano de 2023 trará respostas para todos e para todas as partes envolvidas. Acreditem, a chave virou!

Nossa próxima pauta é SST – Impacto, reflexos, e abrangência dos elevados padrões de qualidade para a Gestão e para o Gerenciamento de riscos ocupacionais para o Governo.

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo