Quais são os novos parâmetros da nova NR-7 para 2022?

Já sabemos que o ambiente laboral deve ser seguro e saudável para que os empregados desenvolvam suas atividades, tanto individuais como coletivamente. 

A NR-07 é justamente a norma que trata do programa de controle médico de saúde ocupacional, mais conhecido como PCMSO.

Depois de algumas alterações, novos parâmetros da nova NR-7 para 2022 foram estabelecidos. É sobre isso que o nosso artigo irá abordar hoje.

Novos parâmetros da nova NR-7 para 2022

Entre as transformações, estão a necessidade de detectar precocemente as exposições excessivas e os agravos à saúde; de subsidiar procedimentos epidemiológicos, para afastamento de situações de risco, para encaminhamento à Previdência; e não ser utilizado para seleção de pessoal.

Com a alteração da Portaria SEPRT nº 6.734, de 09 de março de 2020, a NR 7 teve o quadro I alterado, que trata dos parâmetros para monitorização biológica e exposição de agentes químicos. 

Exames complementares podem ser solicitados, se relacionado ao risco e justificado pelo médico responsável pelo PCMSO, além dos já previstos nas normas. 

A alteração também implica que as exposições excessivas à saúde devem ser detectadas precocemente, além de subsidiar procedimentos epidemiológicos para afastamento de situações de risco.

No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada em até 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

– 135 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4;

– 90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4.

RELATÓRIO ANALÍTICO DO PCMSO

A nova Norma Regulamentadora 7 (NR7) traz mudanças no relatório das ações do Programa Médico de Saúde Ocupacional. Além das informações já solicitadas no antigo Relatório Anual, o novo relatório deverá trazer informações de acompanhamento das doenças e acidentes ocupacionais das organizações. O item 7.6.2 da nova NR 7 descreve os itens mínimos que deverão ser contemplados no relatório analítico, com periodicidade anual.

Mantendo informações do antigo relatório anual, o relatório analítico deve conter:

  • Número de exames clínicos realizados;
  • Número e tipos de exames complementares realizados;
  • Estatística de resultados anormais dos exames complementares, categorizados por tipo do exame e por unidade operacional, setor ou função.

As novidades do relatório analítico são:

  • Incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, categorizadas por unidade operacional, setor ou função;
  • Informações sobre o número, tipo de eventos e doenças informadas nas CATs, emitidas pela organização, referentes a seus empregados;
  • Análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos resultados.

Leia mais sobre NR07: Nova NR07 e o PCMSO.

Gestão de SST: como o dataSEESMT pode ajudar no crescimento da sua empresa?

O dataSEESMT, software de gestão SST e SSO, foi desenvolvido sob o acompanhamento de profissionais especialistas em Segurança e Saúde do Trabalho. 

Por isso, possui como a sua principal característica a facilidade no lançamento das informações voltadas à SST, permitindo uma gestão eficaz na emissão, controle e vencimento de documentos, programas e laudos tais como PCMSO, PCMAT, PGR, PCA, LTCAT e PPP, ASO e exames.

Legislação automática e interface amigável

O software possui atualização automática da Legislação Trabalhista, Previdenciária e Internacional, o que evita erros comuns diante de tantos artigos e exigências. Além disso, o dataSEESMT emite alertas de gestão que otimizam o fluxo de trabalho. Com interface amigável, a plataforma online é intuitiva e de fácil compreensão para qualquer usuário.

Integração com softwares ERP

Ademais, a plataforma proporciona integração com softwares ERP, de folha de pagamento, RH, contabilidade, almoxarifado, sempre compartilhando informações em tempo real. A agilidade e organização que esse sistema oferece também é um dos pilares de crescimento do negócio.

Personalização e sustentabilidade

A ferramenta também permite a personalização de documentos de SST, de PPRA, PCMSO, Anamneses, Checklists, Ordem de Serviço e outros. Com a digitalização dos processos e arquivos, é possível impulsionar a economia para a empresa, visto que a diminuição do uso de papel e a otimização de espaços físicos acontecem organicamente.

Gestão de Indicadores

Como o software tem integração de dados do sistema, os registros obtidos são facilmente transformados em gráficos que tornam a interpretação do usuário não somente estratégica, como mais assertiva.

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