Quais são as principais características de um profissional de sucesso?

Você já conversou sobre carreira?

Acredito que sua resposta será um “Sim”, provavelmente falou sobre a necessidade de fazer cursos, uma graduação, um MBA talvez. Deve ter falado da necessidade de saber falar um segundo idioma para poder conseguir uma oportunidade melhor de trabalho e também da necessidade de ter experiências em grandes empresas e sobre as habilidades que um profissional precisa ter.

Mas será que o caráter irá ajudar um profissional a ter sucesso?

O sucesso não é apenas sobre habilidades e competências na vida profissional, mas também sobre hábitos e comportamento apresentados por qualquer trabalhador no dia a dia.

Projetar a própria vida a partir de uma visão de futuro é essencial para todos que desejam planejar uma carreira ou a vida pessoal. As pessoas que constroem uma imagem afirmativa de si mesmas têm mais chances de alcançar o sucesso. Lembrando que a definição de sucesso poderá variar de indivíduo para indivíduo.  

Mas será que caráter e personalidade são a mesma coisa?

Caráter e personalidade são coisas diferentes. O caráter é uma característica importante para o sucesso na carreira. Ele se refere aos traços morais de um indivíduo que determinam sua forma constante de agir e reagir a cada situação. Já a personalidade é um conjunto de características que definem o comportamento e a maneira de pensar de uma pessoa.

O caráter de uma pessoa é composto por suas características pessoais, como valores, crenças e atitudes. Sendo uma das principais características de um profissional que busca sucesso em sua carreira e pode influenciar diretamente na conquista de seus objetivos profissionais. Algumas maneiras como o caráter pode influenciar em uma carreira profissional são:

•          Coerência: qualquer profissional com bom caráter tende a ser mais coerente em suas falas, atitudes e comportamentos.  O que facilita a construção de uma relação de confiança com as pessoas que estão no ambiente de trabalho. As pessoas percebem que existe atitudes que provam suas palavras. Você certamente irá se lembrar de uma pessoa que trabalhou com você e era coerente e outra que não parecia ser tão coerente assim. 

•          Ética: o caráter também está relacionado à ética e à responsabilidade. Sendo que a ética é todo o conceito moral e cultura social que foram considerados aceitáveis dentro de uma sociedade. Como o respeito às normas de conduta, a área de trabalho e às demais pessoas que integram uma organização.

•          Relacionamentos: um profissional com bom caráter tende a se relacionar melhor com as pessoas presentes em seu ambiente, construindo relacionamentos mais fortes e saudáveis que muitas vezes permanecem durante toda a sua carreira. O que gera por exemplo indicações para vagas em outras empresas ou convites para fazer parte de uma nova equipe.

•          Tomada de decisão: o caráter irá influenciar diretamente na tomada de decisão de um profissional, levando-o a buscar escolhas mais justas e coerentes.

•          Valores: o caráter está relacionado aos valores pessoais de cada indivíduo, o que irá servir como guia para as suas prioridades, decisões e objetivos.

É claro que formação do caráter começa na infância e é influenciada pela família, pelo ambiente, pelos relacionamentos, pela cultura, religião e pelos hábitos. Desta maneira as experiências que vivemos ao longo das nossas vidas influenciam no caráter que temos hoje.

A boa notícia é que o caráter é uma característica que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida.

Então o caráter deve ser a principal base da construção de uma carreira?

Sobre essa pergunta se o caráter deve ser a principal base da construção de uma carreira, não posso afirmar isso com certeza pois não sou um especialista em carreira nem um estudioso sobre o tema. Porém, penso que o caráter não é um diferencial de um profissional e sim uma obrigação. É algo básico que se espera de qualquer pessoa. Admito que é muito difícil identificar e analisar o caráter de uma pessoa em um processo de admissão. Mas será que é difícil perceber no dia a dia?

 Ter um bom caráter é fundamental para construir uma carreira sólida e duradoura. Isso porque as pessoas com bom caráter tendem a ser confiáveis, honestas e éticas, o que irá ajudar a construir relacionamentos de confiança com colegas de trabalho, clientes e parceiros de negócios.

De qualquer maneira o planejamento e gestão de carreira é fundamental para estabelecer uma relação entre caráter e competências, pois é nesse processo que o profissional define seus objetivos e metas, identifica suas competências e habilidades, e busca desenvolvê-las ao longo do tempo.

Precisamos pensar o planejamento de carreira como uma etapa da administração de nossas vidas, considerando que a uma interação entre a empresa, colegas de trabalhos, objetivos e metas.

 Neste aspecto desenvolver habilidades pessoais e interpessoais é importante para o sucesso, mas também é importante ter habilidades de autogestão e bom caráter.

Mas qual a relação entre Caráter, competências e habilidades?

O caráter e as competências são dois aspectos importantes para o sucesso na carreira. Como dito anteriormente o caráter é a base da personalidade de um indivíduo e inclui traços como integridade, honestidade e ética. As competências são habilidades técnicas e comportamentais que um profissional desenvolve ao longo da carreira.

A relação entre caráter e competências é que o caráter pode influenciar o desenvolvimento de competências em uma pessoa. Por exemplo, uma pessoa com um forte senso de ética e justiça pode ser mais propensa a desenvolver habilidades de liderança e comunicação.

As competências também são importantes para o sucesso na carreira. Elas ajudam os profissionais a desempenhar suas funções com eficiência e eficácia.

 À medida que vamos melhorando nossas competências técnicas específicas relacionadas a nossa área de atuação profissional conseguimos analisar melhor os problemas técnicos e estabelecer ações para controle. Por outro lado, quando conseguimos melhorar nossas competências comportamentais, melhoramos os nossos comportamentos profissionais no ambiente de trabalho e nossas relações de trabalho.

 É importante lembrar que a competência não é apenas um conhecimento que temos sobre um tema, mas sim a capacidade de colocar em prática o que sabemos em determinado contexto, marcado geralmente por relações de trabalho, cultura da empresa, imprevistos, limitação de tempo, metas e recursos.

Assim, para ter sucesso na carreira, é preciso ter um bom caráter, desenvolver competências e habilidades, e planejar e administrar uma carreira de forma estratégica. A relação entre esses três elementos é fundamental para o crescimento profissional e pessoal, e para alcançar os objetivos e metas estabelecidos. Além disso, é importante lembrar que as competências socioemocionais também são essenciais para o sucesso na carreira, pois permitem que o profissional lide com as emoções, se comunique de forma eficaz, trabalhe em equipe, resolva problemas e tome decisões de forma assertiva.

É claro que por outro lado a falta de caráter pode ter um impacto negativo na carreira profissional de uma pessoa. Veja alguns exemplos:

•          Desonestidade: um profissional que construí sua carreira de forma desonesta, como mentir ou enganar os colegas ou a empresa, pode perder a confiança a confiança de seus colegas, clientes, fornecedores e de sua liderança. Pois, quem gosta de estar ou fazer negócios com quem não confia? Isso te lembra alguma pessoa?

•          Irresponsabilidade: um profissional que não cumpre com suas obrigações e responsabilidades pode ser visto como pouco confiável e pouco comprometido com a organização.

•          Falta de ética: um profissional que trabalha de forma antiética, como desrespeitar as normas de segurança da empresa ou agir de forma discriminatória, desrespeita os colegas, fala mal dos colegas, pode ser visto como pouco confiável e pouco comprometido.

•          Falta de empatia: um profissional que não tem empatia pelos colegas ou clientes pode ter dificuldades em trabalhar em equipe e em lidar com situações difíceis o que pode comprometer suas relações de trabalho.

Portanto, para ter sucesso na carreira, é importante desenvolver tanto o caráter quanto as competências.

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

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