Profissões consideradas de alto risco

Toda as profissões possuem algum nível de risco!
Hoje para iniciar a semana apresentaremos 06 profissões que são consideradas de alto risco.

1) Minerador
Vamos iniciar com a profissão dos mineradores.
Essa profissão acumula episódios de acidentes não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Aqui no Brasil ocorreram vários, mas o que ficou mais conhecido foi o acidente que ocorreu na Mina Santa, em Urussanga (SC) que vitimou 31 mineradores e ficou conhecido como um dos maiores acidentes de mineração no país.

2) Construção Civil
Outra profissão que podemos considerar de alto risco é a da construção civil. Mesmo estando em 2021, infelizmente ainda existem muitos trabalhadores desta área que não utilizam o mínimo de proteção. Segundo dados da Previdência, mais de uma morte acidental de trabalhadores da construção civil é registrada por dia em canteiros de obras no país.

3) Eletricista
Se você já tomou um choque, por insignificante que ele seja, entendera o porquê da profissão dos eletricistas se encontra nessa lista.
E neste caso, não estamos falando somente em nível nacional. A própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) já a colocou entre as profissões de alto risco do mundo. Isto porque mesmo com os EPIs necessários (capacetes, luvas, botas), o choque elétrico possui uma carga muito grande.

4) Metalúrgico
Essa profissão não poderia ficar de fora desta lista. A exposição ao calor e utilização de ferramentas perigosas a qualifica a participar desta lista.
As máquinas usadas podem ocasionar (quando não utilizados os EPIs indicados) acidentes graves e fatais, como por exemplo: a perda de membros. O manuseio dos metais também pode apresentar riscos à saúde do profissional.

5) Forças de segurança
Aqui vamos incluir mais de uma profissão, mas que são bem parecidas: pessoas que trabalham pela nossa segurança. Policiais, bombeiros, os próprios vigilantes, trabalham expostos há riscos de ferimentos graves e até mesmo morte.

6) Profissionais de saúde
Desde o ano passado, 2020, não temos como não olhar para todo o risco que esses profissionais têm corrido.
A exposição a doenças e riscos biológicos, como ao coronavírus, é gigante. Isto se não falarmos naqueles que se expõem a elementos radioativos, que também representam um risco grave à saúde.

Na sua opinião, qual destas profissões possui um nível de risco mais elevado? A sua profissão está na lista?
Não esqueça de comentar!
Até a próxima 😉

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo