Profissional de SST: Nutella ou Raiz?

A discussão entre ser um profissional de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) ‘Nutella’ ou ‘Raiz’, trazida por Pedro Pereira, desafia a essência e a autenticidade na atuação destes profissionais. Esta reflexão mergulha na vital importância de não apenas pregar, mas praticar os princípios de SST para gerar credibilidade. Neste texto, exploraremos as nuances e responsabilidades inerentes a esses dois perfis, refletindo sobre a relevância de escolhas éticas, atualização constante e a verdadeira essência na preservação da vida no ambiente laboral. Vamos a leitura?!

O NUTELLA OU O  RAIZ?

Palavras convencem; Exemplos, arrastam! Essa frase, atribuída a Confúcio, pensador e filósofo Chinês, sempre me chamou muito atenção, pois traduz exatamente o que penso sobre o profissional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Aquele que não acredita no que prega, que não pratica o que expõe, que não aplica em suas atitudes comportamentais os princípios de Segurança e Saúde no Trabalho, deixa de gerar credibilidade necessária e vital para o exercício profissional. Para convencer a outrem sobre práticas seguras e saudáveis, precisamos capacitação, pois habilitação e autorização qualquer papel passa fácil. Expertise, domínio, proficiência é o comportamento diário, quem de fato, revela!

Nunca foi tão importante e relevante em nossa área de atuação – “Segurança e Saúde no Trabalho”. Na qualidade de protagonistas, somos modelo, somos referência gerando credibilidade com enorme responsabilidade. Não raras vezes, nossa gente o profissional de SST é requisitado a responder pelos atos que pratica. Pela ação ou omissão, negligência, imprudência ou imperícia. Nesta missão, escolhemos a vida onde, há dois princípios básicos que norteiam, ou deveriam nortear, nossa conduta, nosso comportamento ao lidar com a proteção do que é mais sensível e relevante em qualquer atividade econômica: a saúde, a integridade física e a vida de quem produz. A “presunçosa sustentabilidade” só existirá com as pessoas, pelas pessoas e para as pessoas!

 Neste contexto, a tarefa de atribuir valor ao que produzimos e entregamos está intrinsecamente relacionada  a postura, ao comportamento e a conduta profissional. O raso, o superficial, o instintivo beira a irracionalidade e, é insuficiente. É recomendável que o princípio da responsabilidade e da legalidade esteja fortemente “enraizada” em nossa conduta permanente. Palavras convencem; exemplos arrastam. Na atividade laboral, a vida também é o maior patrimônio!!!

Como profissionais legitimados por lei, capacitados, habilitados e autorizados, somos chamados a fazer escolhas, definir medidas e indicar caminhos seguros na atividade laboral. Sempre muito preocupante, pois nossas escolhas e caminhos podem gerar danos irreparáveis e imensuráveis pera o Empregador, para o Trabalhador e para a Sociedade. Qualquer “desvio de conduta” pode ser fatal!

Nem tudo o que é urgente é importante. Mas o que é importante é, com certeza, prioritário. Matriz de Eisenhower ou Princípio da Decisão de Eisenhower é uma ferramenta de Gerenciamento de tempo que tem esse nome em homenagem a Dwight D. Eisenhower 34º Presidente Norte Americano), já que ela foi criada após uma citação dita por ele: “Tenho dois tipos de problemas, o urgente e o importante.

Em SST, não há lugar para o amador, a vida, a saúde e a integridade física de milhões de trabalhadores não podem estar a mercê de escolhas e decisões em “modo nutellagem”.  Nosso reconhecimento e respeito à todas e a todos profissionais de SST RAIZ.

É recomendável separar definitivamente o profissional de SST RAIZ daquele que atua se valendo de “jeitinho” e que não se prepara para essa profissão tão importante.

Então, finalmente chegou a hora.

Conceitos, métodos, técnicas e práticas atualizadas e aplicáveis. Acurada capacidade de percepção de riscos. Análise criteriosa da exposição aos fatores de risco, métricas adequadas de avaliação com efetividade de planejamento estratégico para mitigação e controle. Estudo aprofundado requer atenção básica a etiologia, a semântica e a hermenêutica jurídica. Ninguém será capaz de atender os requisitos técnicos-científicos-jurídicos se não entender o que está exposto pelo requisito. Leituras superficiais, apressadas podem gerar quantidade; não qualidade. Nos tempos de nutellagem,  Eisenhower se revira no sepulcro. Parece que o “estar ocupado”(quantidade)  é prioridade em detrimento do “estar Produtivo”(qualidade). Seriedade e ética um valor indelével nesta profissão de proteger a vida de quem produz!

Ainda temos muito a aprender, até que um dia possamos definitivamente ser reconhecidos e valorizados, não pela nutellagem, mas  pelo que de fato,  produzimos e entregamos à sociedade de trabalho.

A palavra convence, o exemplo arrasta!

Na gíria, na linguagem chula, ou linguagem de baixo calão, entende-se aquela linguagem descuidada, repleta de termos vulgares ou até de palavrões. Exemplo de uso da palavra Linguagem chula: Você é um cara bacana pra caralho! Porra meu, que… Somos comunicadores, levamos a orientação, mostramos caminhos. A linguagem apropriada, simples, mas eticamente responsável é um valor intrínseco em nossas atividades enquanto educadores. A desvalorização da área de SST no Brasil, também em muito passa por isso.

Simples, sempre. Simplório jamais!

Por outro lado, a “geração raiz” é o exemplo a ser exaltado, é o jeito certo de ser ou fazer alguma coisa. É a maneira antiga ou tradicional e responsável de fazer algo.

O que é raiz gíria? Raiz seria o gosto autêntico, antigo, enquanto Nutella (marca de creme de avelã) representa a flexibilização ou, para usar uma palavra da moda, a “gourmetização”.

A douração de pílula, o engodo (cilada) ou a enganação servem a que propósito?

Fica a reflexão. Em 2024 podemos repensar isso tudo.

Um grande abraço à todos aqueles que fazem de sua vida, a arte e a missão de proteger a vida de outrem!

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo