PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle para ar-condicionado

Mesmo que ainda, em processo de aprendizagem, já há elementos suficientes para a formação de Juízo de fato sobre os riscos biológicos e, à luz dos novos conceitos de Perigos e Riscos da Portaria 6730 MTP, encaminhar o planejamento e o controle da exposição Ocupacional a fatores de riscos biológicos em tempo de “pandemia”.

Habitualmente, no Brasil, temos mais de 220 milhões de técnicos de futebol, 220 milhões de epidemiologistas, cientistas e especialistas em Segurança e Saúde Ocupacional. Juizo de valor, qualquer um desses caboclos emitem em tempos “modernos” onde se disseminam pelas mídias sociais e com enorme facilidade, opiniões diversas, controversas, nem sempre verdadeiras ou apoiada em fatos e dados fidedignos. Mera opinião pessoal, certamente de grande valor para o emitente; mas desprezível e fragilizada ante qualquer checagem responsável.

Sabemos que esses “ciclos” passam. O novo fascina, desperta curiosidades, mas na maioria das vezes em nada inova ou contribui, desaparece sem deixar saudades ou valores fáticos que o sustentam. A virada de chave aconteceu. Vivemos e nos permitimos viver a evolução e, muitas vezes podemos verificar que métodos e práticas pensadas pela ciência anteriormente, são perfeitamente validadas pela necessidade de gestão e controle de riscos ocupacionais em nossa atualidade. Um desses valores, resgatamos da Portaria MS 3.523 de 28 de Agosto de 1.998 ratificada pela Resolução ANVISA Nº 09, DE 16 DE JANEIRO DE 2003. Esta Resolução considera a necessidade de revisar e atualizar a RE/ANVISA nº 176, de 24 de outubro de 2000, sobre Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior em Ambientes Climatizados Artificialmente de Uso Público e Coletivo.

Há um interesse sanitário preponderante, especialmente a partir do Reconhecimento da pandemia SARS-Cov 2 e o conhecimento e a experiência adquiridos no país no país e no mundo nesses dois primeiros anos de convivência e todos os prejuízos humanitário e socioeconômicos gerados pela surpresa e incapacidade/despreparo para lidar com a contaminação.

A preocupação com a Segurança, saúde e o bem-estar no exercício da atividade ocupacional, bem como e o conforto dos ocupantes dos ambientes climatizados recomenda-se especial atenção ao Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC de aparelhos condicionadores de ar.  Inquestionável depósito de partículas potencialmente nocivas, por suas características, necessita de descontaminação regular. Desconhecer a Análise Preliminar ao Perigo, a exposição aos Riscos Biológicos e sua Categorização para fins de PMOC caracteriza infração legal que pode resultar em severas penalizações às Organizações e aos profissionais responsáveis.

Em se tratando de Segurança e Saúde Ocupacional, há dois (02) princípios que não se pode abrir mão nunca – o da LEGALIDADE e o da Responsabilidade. Pense nisso!
Bem-vindos ao novo tempo da Gestão de SSO, processos com análise crítica de resultados e melhoria contínua

Em tempo de pandemia e a necessidade de ambientes mais salubres este importante procedimento é um diferencial. Leia no próximo artigo como fazer o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle para ar-condicionado! Até lá!

FONTE:
PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1998/prt3523_28_08_1998.html

PEDRO VALDIR PEREIRA
Safety Technician-Ergonomics, Occupational hygienist, Health and Safety /Reg. MTb. 45/00069-2 Formação Profissional Coaching Gerencial; Técnico Internacional em Emergências Químicas – Especialista em Atendimento de Emergências – NFPA 472 U.S.A;
HazMat Technician Standard for Professional Competence of Responders to Hazardous Materials Incidents – Technician Level – transportation technology center, University of Texas at Austin – inc. USA; Instrutor Credenciado CMBM / CBM RS REG. N° 000.185 / 2011, N° 0.379 / 2013, 551/2015, 733/2017, 078/2019; Juiz do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS / TMA RS – Matrícula TMA/RS 1328;
Consultor Técnico – Defesa Civil RS; Membro da Cruz Vermelha Internacional – Vale do Taquari; Delegado Eleito para representar o RS na Conferência Nacional de Defesa Civil – Brasília em NOV 2014;
Instrutor, Professor, Comunicador, Palestrante, Coordenador de SST, Consultor Técnico em SST.

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter: