O que são os eventos sentinelas?

Como de conhecimento de todos a nova redação da NR-17, publicada em 8/10/21, trouxe algumas alterações, em que destaco o item abaixo:

“17.3.2 A organização deve realizar Análise Ergonômica do Trabalho – AET da situação de trabalho quando:
a) observada a necessidade de uma avaliação mais aprofundada da situação;
b) identificadas inadequações ou insuficiência das ações adotadas;
c) sugerida pelo acompanhamento de saúde dos trabalhadores, nos termos do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO e da alínea “c” do subitem 1.5.5.1.1 da NR 01; ou
d) indicada causa relacionada às condições de trabalho na análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, nos termos do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR.”

EVENTOS SENTINELAS  – PARA REFLEXÃO:

Atenção especial deverá ser dada aos “eventos sentinelas”. O que são?

Os eventos sentinelas são aqueles registros de casos de doenças que podem gerar um alerta para o fato de outros acontecimentos estarem ocorrendo. Alguns exemplos mais comuns são os casos de LER/DORT. Quando surge um afastamento, normalmente outros aparecem. Dai, a demanda para realização de uma AET se consolida. Esse é um exemplo de demanda, citado no texto da NR17. Outro exemplo: solicitação por parte de Sindicatos de Trabalhadores. Para efeito legal, outra demanda.
Dessa forma, a sugestão é orientar que faça a AEP bem fundamentada, com base nas ementas (lembra daquelas citadas no Workshop?), para que o cliente tenha respaldo e não suporte AET sem demanda, ou, quando não, havendo demanda, deixe o caso agravar e virar epidemia (muitos casos de LER/DORT acabam se encaixando e normalmente quebra a empresa).
Fiquem atento também para os checklists. Vai chover proposta de marcação de “X” em um “modelo” que o mercado em breve vai começar a colocar em circulação. Isso, pois, solução, precisa ser dada por quem possui competências (em razão da matéria) desenvolvidas.
Muitos fisioterapeutas, salvo exceções, se aventuram em elaborar AET. Sem conhecimento de base em SST, mesmo sendo expert e competente em fisiologia, vale destacar que a “receita de bolo” utilizada mercado (leia-se, ginástica laboral) não soluciona o principal problema que é a Organização do Trabalho (OCT), em especial.
“Ergonomia de Cadeira” é outro grande problema. Não basta mudar o mobiliário se não agir no cerne.

 

Marcos André de Araujo 
Consultor Técnico em SST
Diretor da GRO Solution
marcos.andre.araujo@hotmail.com
(32) 9 9173 – 3000

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter: