O que é planejamento em segurança do trabalho?

Um Plano de Trabalho para a Vida Toda

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

O Planejamento Estratégico pode ser entendido como um conjunto de mecanismos sistêmicos, que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de indicadores e metas, o empreendimento de ações inovadoras, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do objetivo proposto para o sucesso.

O sucesso em segurança e medicina do trabalho é medido pelo que se “entrega” de forma a garantir processos seguros, saudáveis e que gerem o completo estado de bem estar e equilíbrio físico, mental, social  e espiritual do indivíduo com relação ao meio no qual desempenha a sua atividade laboral.

A Segurança e a Saúde na atividade laboral estão alicerçada em dispositivo legal pertinente. Princípio fundamental e direito no trabalho. Princípio da legalidade e da responsabilidade (art. 299 Código Penal) do qual nenhum profissional habilitado deve se distanciar. 01 – Faça o que é certo, não o que é fácil. O nome disso é Ética!

Reconheça o Perigo (fator de risco).Avalie o Risco. Há plena liberdade de escolha para definir a melhor técnica adaptando-as as suas necessidades. Identifique o perigo. Há exposição? Categorize o risco. Defina o objetivo estratégico para cada agente nocivo a partir de sua fonte geradora. Objetivo Estratégico  (O que Fazer? )  Foco.  Mudança na mudança para o futuro a partir do “já dado” sob a perspectiva financeira, de mercado e clientes, de processos internos e de aprendizagem e crescimento).

Por quais indicadores estratégicos vão medir o desempenho? Defina-os. Quais são as suas metas? Específicas, Mensuráveis, Atingíveis. Relevantes e Temporal (SMART).

Avaliação e análise de desempenho. Ao final de todo o ciclo, haverá uma avaliação quantitativa de performance. Um relatório analítico, dado em palavras pela expressão gramatical sobre o resultado obtido. Caso necessário, abra-se um novo ciclo de PDCA para uma nova rodada pela busca de melhoria contínua. SST não tem preço. Tem valor! Valor inegociável. 2. Para realizar grandes conquistas, comece pequeno. O nome disso é Planejamento!

Aconteça o que acontecer, mantenha o foco. Todos os esforços, toda a energia aplicada deve convergir para um único ponto, a conquista de resultados e a melhoria contínua de SST. O verdadeiro Líder sabe que deve “cuidar das pessoas’; pessoas geram resultados. Não se trata de esforços isolados, independentes. Mobilizar, sensibilizar, incentivar, proporcionar meios e espaços para efetiva participação do todos neste movimento pela formação da “cultura de segurança dentro da organização”. 3. Aprenda a dizer NÃO. O nome disso é foco.

A ação de SST não pode ser descontinuada. Turbulências e imprevistos aparecem na trajetória do sucesso. Persistência e foco favorecem o desempenho. Ao final, todos saem fortalecidos com a aprendizagem e a vivência. 4. Parou de ventar? Comece a remar. O nome disso é garra.

Mesmo reconhecendo que em se tratando da importância de nossa missão, onde um único erro pode ser fatal, a aprendizagem feita pela vivência geram conhecimento. Antes de vivê-los era apenas informação. Neste cenário, erros também fazem parte desta construção pela excelência em SST. 5. Não tenha medo de erra nem de rir de seus erros. O nome disso é criatividade.

A ninguém é dado o Direito de renunciar a direito. Segurança e Saúde do Trabalho é direito indisponível, inegociável.

A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”. Isso significa que a ninguém é dado renunciar à defesa de seus direitos diante de uma potencial lesão futura! Daí, porque desponta nulo e ineficaz qualquer pactum de non petendo, estipulado como cláusula de negócio jurídico, pelo qual um dos contratantes se compromete a não recorrer ao Poder Judiciário caso surja algum litígio entre eles ou, ainda, autorizar ato de constrição judicial pela outra parte, abrindo mão de qualquer resistência. Logo, não há desculpas, ação ou omissão, negligência, imprudência ou imperícia que ampare tal violação de direitos. 6. Sua melhor desculpa não pode ser mais forte que seu desejo e obrigação de fazer bem-feito. E desde a primeira vez. O nome disso é vontade!

Eficácia – Virtude de tornar efetivo, real, palpável, tangível. Força de produzir efeitos, resultados. Gerar papel ou registros em meio eletrônico é parte do processo. Todavia, SST “não pode acabar em pizza” ou papel. Entregar resultados com eficácia que atenda as expectativas e necessidades de todas as partes envolvidas é o mínimo que se espera de um bom profissional de Segurança e Saúde Ocupacional. Efetividade. 7. Não basta ter “iniciativa”. É necessário entregar finalização, resultados. O nome disso é efetividade.

Para muitos, estar o parecer “ocupado” tem sido a maior desculpa para deixar de aprender e evoluir. Um verdadeiro atraso. Muito mais que ocupado, é preciso estar e ser “produtivo”. Em SST as mudanças e evoluções, em todos os níveis, acontecem diuturnamente. É preciso estar vigilante, ser constante e atualizado. Nem tudo o que é urgente é importante. 8. Se Você acha que o tempo voa, trate de ser o Piloto. O nome disso é produtividade.

Conheça a si mesmo. A superação é um processo de transformação, aprendizagem. Adotar novas formas de pensar e desenvolver comportamento e atitude em Segurança e Saúde do Trabalho vai te favorecer. Permitir evolução e qualidade do que entregas. Situações desagradáveis e perigosas vividas nos tornam mais fortes. Seja um exemplo, um modelo a ser seguido. 9. Desafie-se um pouco mais a cada dia. O nome disso é Superação.

A vida é o nosso maior patrimônio. 10. Para todo o “Game Over” (fim de jogo), existe um “Play Again” (Jogar de novo). O nome disso é VIDA!

Vem pro Jogo Você também a Segurança e a Saúde do Trabalho está em busca de melhores resultados. A busca por elevados padrões de excelência não pode renunciar ao teu talento.

A RSData Desenvolvimento de Software de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho está com Você nesta Jornada

Este plano de trabalho é para SST e para a vida toda!

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo