O que é Ambiente Fechado para a NR 15?

Fala pessoal, Thiago Machado falando (escrevendo) aqui.

Segundo o Anexo 3 da NR 15, somente ambientes Fechados e locais com fonte artificial de calor poderão ser caracterizados como Insalubre.

Fonte artificial de calor tá fácil, sabemos que é qualquer fonte que não seja o calor gerado do sol, mas a grande dúvida é, o que são ambientes fechados? O que classifica um ambiente como sendo um ambiente fechado?

Este é o grande “X” da questão.

A verdade é que a NR 15 não nos apresenta nenhuma definição de ambiente fechado, e não só ela, como nenhuma outra legislação traz, como o Glossário da NR 1 nem a própria CLT nos apresenta tal definição.

Sendo assim, quando uma norma não nos apresenta uma definição, cabe ao profissional definir em seu Laudo.

Portanto, vou apresentar a vocês, a minha definição de ambiente fechado, como esta definição cabe ao profissional, será muito comum se a sua definição for diferente da minha e está tudo bem, quando uma norma não apresenta, cabe aos profissionais definirem e quando cabe aos profissionais é natural haver divergência.

Minha definição de ambiente fechado para a NR-15 é:

“Local dotado de pares fechando todos os lados do ambiente, piso e teto, podendo possuir ou não portas e janelas, porém, a atividade é executada pelo trabalhador com estas portas e janelas fechadas, dificultando assim a troca de ar no ambiente.”

Se eu chego em um local e este local não atende a esta definição eu não classifico como local fechado. É muito comum por exemplo, identificarmos “barracão” (galpão) em fazendas onde uma das paredes é aberta ou as portas são extremamente grandes, mas, as atividades são executadas com as portas abertas, nestes casos eu não classifico como ambiente fechado.

Polêmico não? Mas, este é a definição que utilizo em meus Laudos.

Forte abraço a todos.

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo