O que é a APPR?

GESTÃO DE MUDANÇAS (ANTECIPAÇÃO DE RISCOS) E A ANÁLISE PRELIMINAR DE PERIGOS E RISCOS – APPR

Vivemos uma época de transição. Inúmeras e profundas transformações no campo da Segurança e Saúde do Trabalho. O foco deixou de ser o ambiente (PPRA). Agora foco é a pessoa do trabalhador. Os conceitos são outros para Perigos e Riscos ocupacionais e, os elevados padrões de qualidade para a Gestão e o Gerenciamento de riscos ocupacionais estão determinados pelos requisitos legais da NR 01 e espelhados na ISO 45001. O desafio é enorme; transformar excelentes técnicos de SST em “GESTORES”. Entender as diferenças entre a gestão e o Gerenciamento e suas permanentes interfaces. Entender a estruturação dos processos, análises e avaliações. Entender a hierarquia das medidas de controle, as ferramentas de apoio, diagnose e diagnósticos. O que é realmente nível estratégico, o que é nível Tático e o que é nível Operacional.  

Virou a chave. O mundo é outro na SST. A gestão por resultados, análise de desempenho e melhoria contínua necessita de preparo, habilidades, competências e ações diferenciadas, estratégicas, inovadoras, com metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Distribuir EPIs, fazer DDS, “acompanhar” atividades, entre outras, continuam importantes mas não necessitam de um bom técnico pra isso não. Pode ser delegado a nível operacional, mediante capacitação/preparação. Os excelentes profissionais de SST devem estar voltados para o planejamento estratégico, para a inovação, processos garantidores da evolução e melhoria contínua.

Dentre as ferramentas importantes para a consecução do objetivo proposto está a  APPR – Análise Preliminar de Perigos e Riscos. A fase primária, ou seja, para toda a atividade fora da rotina (especial), deve ser precedida pelo estudo detalhado, criterioso, minucioso, cirúrgico dotado de precisão nesta gestão de mudanças ou antecipação de riscos. Pois o risco nada mais é do que a exigência da atividade, proximidade ou exposição ao Perigo. O perigo existe em toda e qualquer atividade humana; o Risco não. Ela é uma etapa preliminar de reconhecimento, aceitação. Identificado os fatores de riscos ocupacionais, a evolução natural é a Permissão para o Trabalho Especial – PTE. Nesta etapa, considera-se as alternativas e soluções mitigadoras necessárias,  e o estabelecimento do compromisso de todos, o tempo todo, em sua implementação. É uma ação coletiva compartilhada.

O que é a APPR?

APPR é uma técnica avançada de avaliação dos riscos ocupacionais que, pela exigência da atividade, proximidade ou exposição ao perigo podem gerar perdas irreversíveis e irreparáveis, sejam materiais, ambientais ou humanas à sociedade de trabalho.

Entender o processo,  pessoas, movimentos e estruturas. Essa análise ocorre em cada uma das suas etapas, uma vez que os acidentes podem ocorrer em apenas um processo específico. Ela faz parte das documentações necessárias para a Segurança do Trabalho. Portanto, são registros obrigatórios.

objetivo principal da Análise Preliminar de Perigos e Riscos é permitir a adoção de medidas prévias que controlem, neutralizem ou atenuem os riscos iminentes ao processo. Ela também é uma garantia legal para a Organização, pois aborda questões de segurança que a lei exige. O artigo 157 da CLT é claro, é obrigação do EMPREGADOR: Cumprir e Fazer cumprir as normas de Segurança e Medicina do Trabalho

Não há impeditivo legal. Qualquer profissional pode assinar ou emitir a APPR, desde que ele tenha capacitação prévia e proficiência em Segurança do Trabalho. É importante que todos os Empregados envolvidos na atividade também a assinem o registro deste compromisso. Isso gera evidências de que foram devidamente preparados, informados dos riscos e das medidas preventivas.

Quando se deve fazer uma APPR?

A criação da APPR é obrigatória para qualquer trabalho “especial” ou fora de rotina, especialmente realizado em espaços confinados, escavações, trabalho em altura superior a 2m, com inflamáveis, explosivos, serviço à quente, eletricidade, movimentação mecânica de cargas, e outras. Uma ferramenta indispensável para reconhecer o perigo, identificar os riscos, analisar alternativas e medidas de mitigação e controle necessárias. Esta prática salva vidas e deve estar consignado dentre outros tantos processos, protocolos, programas e procedimentos ao alcance de toda a sociedade de trabalho. O Acidente não ocorre por acaso; só ocorre onde a prevenção falha!

Com uma análise precisa e completa das áreas/atividades principais da Organização, é possível enxergar do alto, mais longe e desenvolver hábitos, cultura organizacional com respeito e responsabilidade, pois a vida é o maior patrimônio. Atentar contra isto é crime. Além de um preceito constitucional Brasileiro a Organização Internacional do Trabalho – OIT, declara que SST é um Princípio Fundamental e um Direito no Trabalho. Atentar contra um direito indisponível, certamente é desaconselhável.

Por isso, é importante que as APPRs sempre sigam os requisitos legais e o estado da técnica em sua construção para garantir a segurança dos trabalhadores e o impacto positivo das medidas de prevenção no dia-a-dia de toda a sociedade de trabalho.

Quais os principais benefícios da APPR para a sua empresa?

De forma geral, percebe-se muitas organizações não incluem a APPR no planejamento de operações, o que resulta em vários acidentes que poderiam ser evitados se houvesse uma análise preliminar.

Para todos os casos, a APPR é uma ferramenta de gestão valiosa para:

Antecipação de problemas

Além de identificar riscos em potencial, a ferramenta ajuda a prevenir danos aos equipamentos, ambientais, perda de materiais e paralisação das atividades, entre outros. Evitando, assim, gastos com manutenção ou trabalho excedente, mitigação de desastres ambientais, processos cíveis, criminais, trabalhistas e/ou previdenciários, por exemplo.

Definição de responsabilidades

Todos os “programas”, protocolos, rotinas, procedimentos, Instruções, Manuais, APPT, PTE e outros devem estar alinhados com o GRO – Gestão de Riscos Ocupacionais, Diretriz, macroprocesso estratégico, corporativo, linha ou guia a que todos estão subordinados. Estas responsabilidades em cada nível, devem ser compartilhadas com toda a sociedade de trabalho.

Padronização dos métodos

O documento com os padrões de procedimento e registros da APPR é criado corporativamente. Logo, permite estabelecer hábitos, cultura e comportamento seguro a serem entendidos e atendidos quando novas tarefas iniciarem. 

Disponibilizar um controle de gestão de riscos prático e eficiente

A APPR serve como um registro, uma guia de reconhecimento do perigo e identificação de riscos ocupacionais. Informações precisas, criteriosas, organizadas para a orientação e tomada de decisão, planejamento e implementação de medidas de mitigação e controle dos riscos na atividade ocupacional.  

Como a APPR se relaciona com a SST – Segurança e Saúde do Trabalho?

A Análise Preliminar de Perigos e Riscos é uma das formas de registro e tratamento de riscos de modo a garantir a SST – Segurança e Saúde do Trabalho. Porque ela é uma análise feita previamente ao início de qualquer atividade dentro do ambiente organizacional. E seu principal objetivo é identificar e corrigir possíveis falhas que possam gerar eventos danosos – ambiental, material, ou humanos, por vezes irreparáveis e /ou irreversíveis.

Quando as autoridades devidamente constituídas perceberem de fato e de direito que nenhum acidente acontece por acaso, mas sim, acontece onde a prevenção falha, com as responsabilidades devidamente apuradas e os infratores, de fato, pedagogicamente penalizados, podemos definitivamente celebrar a excelência. Enquanto isso, não haverá negócio sustentável nem cultura prevencionista exequível. A vida, a saúde e a integridade de quem produz é indisponível, não tem preço. Tem Valor. Valor inegociável.

Pense nisso, enquanto eu lhes digo, até a próxima!

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo