NOVA CULTURA EM SST

Profissionais ligados de uma ou outra forma Segurança do Trabalho devem, ou deveriam, dominar a harmonização entre as Normas Regulamentadoras Brasileiras e os novos textos de alguma delas.

Tenho notado que profissionais, empreendedores e empregadores ainda não compreenderam que a partir de 03 de janeiro próximo as empresas deverão possuir em seu Sistema Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho conforme determinado nas NRs, com ênfase para a NR1.

Quem, neste momento, desconhecer termos como GRO – Gestão de Riscos Ocupacionais, PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, IR-Inventário de Riscos e Matriz de Riscos, entre outros está atrasado para o que terá pela frente.

Aqueles que dominam o novo foco das NRs estão no caminho certo e não irão se deparar com maiores dificuldades para implantar a Gestão de SST em suas corporações e entidades.

Aos que não dominam recomendo a imediata busca do conhecimento dos temas em epigrafe, através de farto material a disposição na internet, cursos presenciais e remotos, formação de grupos de estudos, para citar apenas algumas fontes.

Engenheiros de Segurança do Trabalho preparem-se, pois os Clientes estão chegando na busca de projetos, programas e responsáveis técnicos.

Técnicos de Segurança do Trabalho preparem-se, pois Clientes estão chegando na busca de profissionais que possam implantar em suas corporações as ferramentas e procedimentos que que entrarão em vigor em janeiro.

Como sempre o contraditório será bem-vindo.

 

 

Sergio Ussan
Engenheiro Civil
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho

 

 

 

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo