Como melhorar a comunicação interna de sua empresa?

Não basta apenas disponibilizar as informações sobre os produtos e serviços aos clientes e prospects, é necessário também cuidar do seu público interno, ou seja, seus funcionários. E o primeiro passo para melhorar a essa comunicação interna é a conscientização de que esses profissionais devem estar inteirados do que acontece na empresa e com a empresa.

Existem várias estratégias para motivar o seu público interno e ter uma comunicação interna mais eficaz:

  • Manter todos os funcionários cientes dos acontecimentos relativos à empresa;
  • Informar sobre novos projetos;
  • Dar os devidos créditos aos funcionários que fizerem um bom trabalho;
  • Alinhar o foco da empresa com sua missão e valores através do alinhamento das expectativas;
  • Gerenciar e disseminar o conhecimento.

Com isso, podem ser destacados alguns pontos importantes para auxiliar e melhorar não só a comunicação, mas também os processos internos.

1) Tenha um local de divulgação de informações oficial e centralizado

Muitas empresas pecam, por não existir um meio de comunicação interno formal, todos tentam suprir essa carência da melhor maneira possível e por isso tendem a utilizar diversos meios de comunicação, como: murais, e-mails, informativos e até mesmo de apenas forma verbal.

2) Promova a interatividade

Permita que os funcionários interajam com a comunicação, além de tornar a informação mais atrativa, permite e torna o ambiente de comunicação um meio para discussão de ideias e alinhamentos. Outro fator muito importante da interatividade é a possibilidade de avaliar se as mensagens transmitidas estão sendo realmente compreendidas.

3) Associe as informações a processos operacionais

O processo de comunicação principalmente quando existe interatividade dos funcionários trata-se de uma questão cultural da empresa. Para obter um melhor resultado na implantação dessa cultura é atrelando a informação a processos operacionais, ou seja, o funcionário irá consumir a informação ao realizar alguma de suas atividades operacionais.

4) Torne as informações acessíveis

Dependendo do meio de comunicação adotado e das políticas internas da empresa, as informações nem sempre chegam a todos. Algumas vezes são reencaminhadas e são forçadas a passar por vários níveis hierárquicos, o que podem gerar ruídos na comunicação e até mesmo atraso na disponibilização dela.

5) Dê abertura e ouça os funcionários

Para que haja uma boa comunicação é essencial saber ouvir, assim se pode avaliar as expectativas dos funcionários em relação à empresa e ter uma fonte de obtenção de ideias que, além de ser extremamente útil para a empresa, também valoriza o funcionário.

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