Desafios da implantação da ISO 14001 e ISO 45001 em pequenas e médias organizações

Ter uma gestão organizada e adequada não é nada simples, ainda mais em organizações que ainda não investem em tecnologia para ter um suporte nos processos de ISO 14001 45001 em organizações.

No entanto, em se tratando de pequenas e medias organizações – que são importantes protagonistas para a economia mundial e têm um enorme impacto coletivo no meio ambiente, esse investimento é positivo.

É por esses e outros motivos que precisamos falar sobre os desafios da Implantação da ISO 14001 e ISO 45001 no seu negócio, mais ainda se ele for pequeno ou médio.

Investir em tecnologia é de fundamental importância tanto para quem já coleciona ótimos índices de desempenho em segurança quanto para aquelas organizações que ainda precisam melhorar seus indicadores.

Hoje vamos mostrar algumas razões para implementar a ISO 14001 e 45001 e quais são os desafios que envolvem esse processo.

O que é preciso saber sobre ISO 14001 e 45001?

A ISO 45001 é uma norma ISO para sistemas de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional, publicada em março de 2018.

Seu objetivo é a redução de lesões e doenças ocupacionais, incluindo a promoção e proteção da saúde física e mental.

Já a ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental.

Tem como foco possibilitar que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios, produtos e serviços.

A partir desses conceitos fica mais claro por qual razão (ou razões) se torna importante investir em uma gestão baseada nessas normas.

A importância de investir em uma gestão baseada nessas normas

O cenário para as pequenas e médias empresas que já entenderam o quanto é fundamental investir em melhorias ambientais e de segurança (entre outros insights), é muito mais positivo comparado ao das organizações que nem sequer pensaram nisso ainda.

Vale ressaltar que a ISO 14001 e a 45001 tratam dos processos internos da sua organização, e que estão relacionados às questões ambientais, de segurança e de como a sua empresa escolhe usá-los.

ISO 14001 e o meio ambiente.

Na prática, a ISO 14001 determina a proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos.

Além disso, também prevê a mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização.

Nesse sentido, dispõe sobre o auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos, focando no aumento do desempenho ambiental e no controle no modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados.

ISO 45001 e uma estrutura de alto nível 

Antes de mais nada, a segurança e saúde no local de trabalho é muito mais do que uma prioridade ou um desejo, uma aspiração. É uma necessidade.

O risco existe em toda e qualquer atividade humana. Compreender, “entender” para “atender” expectativas e necessidades de todas as partes envolvidas é obrigação do profissional de SST.

Diante disso, a ISO 45001, que entrará em vigor em 11/09, estabelece sistemas de gestão e gerenciamento de segurança e saúde ocupacional e apresenta uma estrutura de alto nível (HLS – High Level Structure), com padrões de qualidade internacional.

Ela prevê a simplificação, desburocratização e harmonização e foi idealizada para ser integrada aos processos de gestão de uma organização.

Com uma gestão baseada nessa norma, as organizações melhoram o desempenho gerando confiabilidade, segurança, redução de riscos, ganhos em saúde e bem-estar no trabalho, além do gerenciamento com melhoria contínua em seus negócios.

Desafios da implementação das normas

A implementação de qualquer norma requer mudanças, mas os maiores desafios relatados pelas pequenas e médias organizações estão relacionados ao pessoal envolvido, ao processo produtivo e a fatores econômicos.

A dificuldade em disponibilizar recursos financeiros para possibilitar a aquisição de tecnologias é um ponto importante. No entanto, quando observamos a quantidade de benefícios que isso implica, o investimento não parece tão distante da realidade.

Quando você investe em tecnologias de gestão baseadas em ISO 14001 e ISO 45001, sua empresa consegue adequar e melhorar processos no que se refere à minimização dos impactos ambientais de determinadas atividades.

Além disso, sobre o desafio relacionado ao pessoal envolvido, essa é apenas uma questão de quebrar paradigmas. Ações de motivação e treinamento aos colaboradores fazem com que o cenário se transforme e a cultura de melhoria se instale gradualmente.

O importante é olhar para esses processos o mais rápido possível. Afinal, tempo é o que não podemos perder.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossos conteúdos no blog da RSData.

ISO 14001 45001 em organizações ISO 14001 45001 em organizações

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo