O INSS está recebendo, através do portal e do aplicativo Meu INSS, atestados médicos em formato digital.
O objetivo é beneficiar segurados que, em razão do isolamento social determinado pela pandemia do coronavírus, não podem ir às agências do INSS para levar os documentos para encaminhar a solicitação do auxílio-doença.
Após o envio do atestado pela plataforma online, o mesmo é validado pela perícia médica do Instituto. Se estiver tudo ok, o segurado já pode receber uma antecipação de R$ 1.045 (um salário mínimo), que foi aprovada pelo Congresso Nacional como uma das medidas de combate à pandemia.
Para ter acesso à antecipação, é preciso que o atestado fornecido contenha todas as informações necessárias: nome do médico, número do CRM, código da doença/CID, data específica do repouso.
Se, após a perícia, os médicos do governo entenderem que o solicitante não têm real necessidade do auxílio, o segurado não receberá nenhum complemento, mas não precisará devolver o que já recebeu – a menos, é claro, que haja indícios de fraude.
Como fazer o pedido via portal ou pelo Meu INSS?
– Na plataforma Meu INSS, selecione a opção “Agendar Perícia”.
– Informe nome completo, CPF, data de nascimento e clique em “Não sou um robô”, caso você esteja fazendo o pedido sem se cadastrar. Se você já tiver usuário e senha, ao clicar na opção anterior você já será direcionado ao próximo passo.
– Clique em “Perícia Inicial” e, em seguida, “Selecionar”.
– O sistema pergunta se você tem atestado médico. Clique em “Sim” e, em seguida, “Continuar”.
– O sistema informa sobre o normativo legal do serviço a ser prestado. Clique em “Avançar”.
– Preencha um número de telefone (celular ou fixo). O e-mail é opcional. Nesta página, você também precisa anexar o documento de identidade e o atestado médico digitalizados (pode ser uma foto ou o documento em pdf). Clique no sinal de + em cada um dos campos para adicionar o arquivo.
– Na tela que se abre, clique em “Anexar”, selecione o documento, clique em “Abrir” e, em seguida, “Enviar”. É preciso repetir o procedimento para os dois casos, identidade e atestado médico.
– Após preencher os dados e anexar os documentos necessários, clique em “Avançar”.
– Preencha seu CEP e clique em “Consultar” para selecionar a agência mais próxima. Também é possível consultar por município ou pela localização (usando o GPS do celular). Selecione a agência desejada e clique em “Avançar”. ATENÇÃO: trata-se apenas de escolher em qual agência o benefício será mantido e onde será realizada a perícia no futuro. Por enquanto, o atendimento nas agências está suspenso.
– Selecione o local em que deseja receber seu benefício.
– Confira seus dados. Se estiver tudo correto, marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.
– Pronto. Seu requerimento já foi realizado. Se desejar, clique em “Gerar comprovante” para salvar o recibo no computador ou celular. O acompanhamento do pedido pode ser feito pelo próprio site ou pelo aplicativo.
TECNOLOGIA PARA GARANTIR ASSERTIVIDADE
Para aproveitar as facilidades da digitalização, como a oferecida pelo portal Meu INSS, é importante contar com ferramentas para utilizar tais recursos da melhor forma.
A RSData fornece um módulo de BPM/Workflow com Gestão Eletrônica de Documentos que é ideal para que se utilize as facilidades da documentação eletrônica/online, contando com funcionalidades para geração, padronização, armazenamento e controle de documentos e processos.
O módulo permite compartilhar ações e informações, gerenciando tarefas e prazos, com alertas de ações aos participantes da equipe, o que garante mais agilidade, rapidez e organização às ações referentes à documentação eletrônica.
Com o RSGED, as empresas dispõem de:
– Agilidade e rapidez na gestão de Processos, com Priorização Drag-and-Drop
– Workflow e Integração de Processos Personalizados com Tarefas Multidirecionais
– GED – upload e download de arquivos com alerta de prazos
– Níveis de acesso para proteção das informações
– Envio de arquivos por e-mail
– Roadmap – Bússola gerencial com alerta ao usuário do estágio do processo
– BI com extração de Informações e com evidências e histórico de processos
– Acesso 100% online, com Integração a outros módulos do RSData para uma gestão completa de SST