Qual a importância da eleição eletrônica da CIPA para sua organização?

Você sabe qual é a real importância da eleição eletrônica da CIPA para sua organização? Antes de respondermos a essa pergunta importante do nosso artigo de hoje, precisamos compreender como funciona a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Para formar a Comissão ocorre um processo eleitoral, onde são escolhidos os representantes da CIPA. O responsável pela convocação das eleições é o empregador, sempre respeitando o prazo mínimo de 60 dias antes que termine o mandato atual.

Instrumento valioso para SST
A importância da eleição eletrônica da CIPA para sua organização é um dos instrumentos mais valiosos que sua operação de segurança no trabalho pode contar. É essa comissão que vai fiscalizar as condições de trabalho, avaliar riscos e cuidar das possíveis soluções para tudo isso.
É por meio dela ocorrem encaminhamentos de propostas de melhoria da Segurança e Saúde no Trabalho, contando com a participação dos trabalhadores, que deixam de ser entes passivos e passam a ter papel de protagonistas ativos nesta construção.

CIPA online: cenário de segurança para o trabalhador
A CIPA protege os funcionários e a sociedade como um todo. E isso ganhou um peso ainda maior no momento em que a pandemia redobrou os cuidados em termos de segurança ocupacional.
Para ajudar a empresas neste momento, a CIPA online é uma ótima opção, agregando agilidade, eficiência e praticidade às organizações.
Entre seus benefícios está a elaboração e gerenciamento de todo o processo eleitoral e demais documentos pertinentes a sua responsabilidade. Aliada à isso, está a produção automática do cronograma eleitoral, com elaboração e divulgação dos editais.

dataCIPA Votação Eletrônica de CIPA

Veja outros benefícios da CIPA abaixo:

Gestão customizável na CIPA online
A Elaboração e monitoramento da implementação do plano de trabalho, avaliação de desempenho, registro de inspeções e campanhas educativas preventivas são outros benefícios da CIPA online.
Além disso, também podemos citar a digitalização de documentação e a validação dos registros que devem estar à disposição dos trabalhadores ou de seus representantes
Ademais, é possível garantir a gestão customizável da documentação, conforme parâmetros específicos de cada empresa, votação eletrônica randômica, reconvocação automática, tudo de forma 100% online.

Conformidade à Portaria 915 de 30.07.2019
A CIPA online também está em conformidade à Portaria 915, que alterou as estruturas de NR 01, estabelecendo critérios para a prestação de informação digital ou digitalizada de todos os documentos relativos à SST.
Aliás, por falar em compliance, a plataforma também atende a requisitos de segurança da informação, em conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados.
E, em breve, haverá novos padrões internacionais de Gestão e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, certamente também focados na digitalização.

Modelo de gestão assertivo e eficiente

A CIPA eletrônica é um marco dos novos modelos de gestão, negócio e convivência. E toda e qualquer organização que deseja se manter competitiva não podem abrir mão deste recurso.
O homem inteligente aspira por mudanças; o sábio, por evolução. E a sua empresa, o que busca?

 

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter: