GRO/PGR: VALOR DE NEGÓCIO

Você já parou para pensar que o GRO/PGR pode ser um grande catalisador da ampliação dos níveis de maturidade de SST na sua organização?

O nível de maturidade em relação à prevenção de riscos é que dita como a qualidade do gerenciamento deles geralmente é conduzida dentro das empresas.

A integração que o GRO/PGR propõe traz consigo um potencial de visão dos riscos e suas interseccionalidades de uma forma abrangente, completa e não superficial.

A curto prazo, os benefícios podem ser o despertar para situações potenciais que antes não eram identificadas ou identificadas somente quando da ocorrência de incidentes, e o engajamento pela participação de outros atores na prevenção de riscos.

Com isso, a médio e longo prazo, podemos apostar no refinamento da gestão das medidas de controle e na apropriação da prevenção de riscos na sua essência, ou seja, uma maior consciência e poder de ação efetiva sobre os riscos.

Tudo isso tem impacto direto na monetização das ações de Saúde e Segurança do Trabalho dentro das organizações. Uma das tendências atuais de mercado é a ESG – Environmental, Social and Governance, que se refere a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade.

“Cuidar da segurança e saúde dos funcionários” aparece no pilar das questões sociais como uma importante e necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea.

Isso significa que apostar na prevenção de riscos ocupacionais é hoje uma prática reconhecida como financeiramente atrativa aos olhos dos investidores e acionistas, e o GRO/PGR pode ser esse caminho da ampliação do espectro da área de Segurança e Saúde do Trabalho para o futuro das empresas brasileiras.

Temos uma oportunidade ímpar de tornar os princípios da área em princípios do negócio, tornando o trabalho uma prática mais segura, digna e edificadora, além de rentável.

Autora: Loredana Di Giuseppe
Gestora Engenharia Segurança do Trabalho – Atento Brasil S/A
Mestre em Gestão Integrada Saúde do Trabalho e Meio Ambiente
Especialista em Planejamento Estratégico | Técnica em Segurança do Trabalho
Contatos:
loredana.giuseppe@gmail.com
www.linkedin.com/in/loredana-di-giuseppe

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo