Facilite e agilize a gestão de documentos previdenciários e trabalhistas no RSDATA

Hoje vamos falar um pouco sobre a geração do PPP – perfil profissiográfico previdenciário, que é um documento PREVIDENCIÁRIO, baseado no LTCAT – Laudo técnico das condições ambientais do trabalho. As informações enviadas ao eSocial são oriundas do LTCAT e servirão para limentar o PPP através do Evento S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

Este ano foi um divisor de águas para este importante documento, que desde 01 de janeiro de 2023, passou a ter formato eletrônico, e passando ser obrigatório para todo o trabalhador, mesmo os não expostos a risco. E sua geração ocorre através do site do governo: MEU INSS.

Neste artigo falaremos primeiro do conceito do PPP, seguindo para a sua geração e a relação com a Legislação Trabalhista, focando na importância de ter uma gestão especializada em SST.

 Na IN128/22, Subseção II, Art. 281, temos que o PPP constitui-se em um documento histórico laboral do trabalhador, segundo modelo instituído pelo INSS, conforme formulário do Anexo XVII, que deve conter as seguintes informações básicas:

I – dados administrativos da empresa e do trabalhador;
II – registros ambientais; e
III – responsáveis pelas informações.

Outro ponto importante a ser tratado e entendido é que é essencial para as empresas contarem com soluções tecnológicas que otimizem a gestão de documentos, especialmente quando se trata de questões previdenciárias e trabalhistas. Nesse contexto, o sistema RSData se destaca como uma ferramenta indispensável, trazendo diversos diferenciais que simplificam e agilizam o cumprimento das obrigações legais.

Na prática, como funciona o RSData? Quais seus diferenciais?

Um dos principais diferenciais do software é a separação automática dos riscos destinados ao Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e ao Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). O usuário pode filtrar a empresa e, a cada anexo, o sistema já vem com a configuração pré-parametrizada, indicando se são aspectos previdenciários, trabalhistas ou ambos, além de alertar o usuário em caso de enquadramento equivocado.

*Campo de inclusão de um agente Ruído onde é informado o enquadramento em ambos (Previdência e Trabalhista):

Quando um risco se aplica tanto à área trabalhista quanto à previdenciária, o sistema indica ao usuário marcar ambos. Por exemplo, se um agente como a umidade é considerado apenas trabalhista, mas acidentalmente é enquadrado como previdenciário, o sistema emite um alerta, auxiliando o usuário a preencher corretamente os dados do eSocial.

*Alerta sinalizado ao usuário:

Outro ponto destacável é a flexibilidade do RSData. A grade diferencial do sistema facilita o trabalho do profissional, permitindo que, dependendo da necessidade, ele possa se enquadrar apenas em uma categoria, como no caso do LTCAT. O sistema não engessa o usuário na parametrização, oferecendo maior liberdade e adaptabilidade.

*Campo onde o usuário escolhe onde deve constar o agente identificado:

O RSData possui os agentes pertencentes à legislação, e o software automatiza sua inserção, garantindo que eles constem apenas onde são necessários. Diferentemente de outros sistemas, onde esses bloqueios são limitados e dependem do conhecimento do usuário, o sistema da RSData auxilia na prevenção de erros.

Quando surge a necessidade de gerar o PPP de um funcionário, o RSData oferece modelos de acordo com a legislação atualizada. O sistema também se atualiza em relação ao layout do documento, e os registros ficam armazenados para que seja possível gerar relatórios quando necessário.

*Campo para seleção do modelo de PPP:

Muitas empresas são sazonais e trabalham com regimes de safra, o que implica em demissões coletivas em determinadas datas. Com o RSData, é possível realizar o mapeamento selecionando o responsável que assina o documento. Basta incluir essas informações no sistema e selecionar os períodos de desligamento desejados. O sistema filtra os funcionários que se enquadram nesse período, simplificando o processo.

*Tela de emissão de PPP coletivos:

Além disso, o sistema oferece a funcionalidade de busca de documentos para profissionais que estão encaminhando aposentadoria. Todos os documentos ficam salvos e registrados no sistema, permitindo fácil acesso e consulta.

Outro diferencial do RSData é a possibilidade de gerar PPPs individualizados para funcionários desligados, transferidos, afastados, entre outros. Além disso, é possível gerar laudos técnicos das condições do ambiente de trabalho, auxiliando na caracterização de atividades especiais para fins de aposentadoria.

*Filtro de seleção do status do empregado:

A geração do PPP pelo RSData é simples e intuitiva. O sistema conta com campos importantes para gerar documentos em diferentes formatos e modelos, incluindo espaço para observações a serem inseridas no rodapé dos empregados. Também é possível selecionar qual a descrição da atividade do cargo, seja sumária ou detalhada.

O RSData permite gerar documentos nos formatos PDF, Word e laudo técnico, adaptando-se aos cadastros e possibilitando a entrega direta ao funcionário, seguindo todas as exigências legais.

Em resumo, o RSData proporciona uma automação dos processos que, de outra forma, demandam muito tempo e esforço. Optar por não utilizar um sistema como esse implicaria em um grande trabalho para realizar todas as tarefas manualmente. Com o histórico dos modelos atualizados de acordo com a legislação, o RSData é uma solução completa e eficiente para a gestão de documentos previdenciários e trabalhistas.

RSDATA: Uma solução completa para gestão de informações de SST do eSocial

Vale reiterar que o dataeSOCIAL, presente no RSData, é responsável por buscar as informações de gestão no dataSEESMT, a fim de compor os arquivos XML dos eventos necessários. Esses eventos são gerados após uma análise na central de inconsistência, garantindo a qualidade das informações que serão geradas e enviadas ao eSocial. Com o RSData, é possível acompanhar o status de cada evento transmitido e conceder acesso a terceiros para efetuar o download dos arquivos XML, proporcionando maior transparência e controle sobre o processo.

*Tela de inconsistências do e-Social:

*Mensagem de status apresentada para cada evento processado:

*Tela de acompanhamento do evento processado:

*Estrutura do XML processado com opção para download:

Ao optar pelo RSData, sua empresa desfruta de diversos benefícios que otimizam a gestão do eSocial e a conformidade com as normas de SST. Vejamos alguns deles:

Como já falamos, sua empresa tem ganho de tempo com confiança: O RSData automatiza a geração e o envio dos arquivos XML, além de contar com a central de inconsistência e o recibo do eSocial. Essas automações garantem agilidade e segurança nas rotinas da empresa.

A transparência também é um dos diferenciais, pois é possível acompanhar o histórico das alterações aplicadas aos eventos gerados, transmitidos e processados, oferecendo uma visão clara e detalhada de todas as etapas do processo.

Na prática, como já explicamos anteriormente, o RSData realiza uma pré-validação das informações, seguindo um fluxo de aprovação e enviando posteriormente para a aprovação do responsável pelos dados. Isso garante que apenas informações corretas e autorizadas sejam enviadas ao eSocial.

O sistema permite a parametrização dos envios dos eventos de SST de acordo com as orientações específicas da empresa, seja por meio de mensageria própria ou por um terceiro.

*Campo de seleção da forma de envio dos eventos no cadastro da empresa:

O RSData compartilha o leiaute (XML) das informações geradas no dataSEESMT entre os parceiros, facilitando a comunicação e a integração com outros sistemas de gestão.

*DataSocial onde é possível gerar (enviar) o XML gerado pelo RData, realizar o download, e encaminhar para outro responsável realizar a transmissão:

 Após retorno do processamento, é possível realizar o upload do arquivo processado:

Os eventos de SST são automatizados pelo RSData, garantindo que as informações estejam em conformidade com a gestão da empresa e com as exigências legais.

As informações dos eventos de SST são checadas e consolidadas na central de diagnóstico do eSocial, evitando erros e inconsistências e garantindo a qualidade das informações enviadas.

O RSData proporciona rapidez na correção de inconsistências detectadas na central de diagnóstico do eSocial, agilizando o processo de envio e evitando atrasos e retrabalho.

Além disso, o RSData oferece um histórico completo das alterações aplicadas aos eventos, permitindo um acompanhamento detalhado e garantindo a integridade dos dados gerados e transmitidos.

Em resumo, o RSData é uma solução completa para a gestão de informações do eSocial e SST, oferecendo automação, segurança, facilidade de uso e conformidade com as normas. 

Com o RSData, sua empresa ganhará tempo, evitará multas e terá uma gestão eficiente de SST. 

Não arrisque em sua gestão de pessoal. Não arrisque na qualidade das informações de SST. Conte com o RSData e tenha uma base sólida de dados para cumprir com todas as obrigações legais com eficiência, agilidade, segurança e tranquilidade.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo