ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO PCMSO E COMO GERENCIAR DE FORMA EFICAZ

Ao admitir um novo empregado na sua empresa, uma avaliação médica é realizada. Isso é fundamental para entender a condição de saúde desse profissional e, claro, vai servir como parâmetro para as avaliações necessárias ao longo do tempo e quando o mesmo se desligar da organização.

Essa obrigação é prevista pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A importância do PCMSO é incalculável, mas é preciso também gerenciar de forma eficaz esses documentos.

Veja também tudo sobre  nosso software para audiometria ocupacional

O PCMSO também tem a função de prever exames periódicos ou em caso de mudança de setor.

Entenda mais sobre PCMSO

O PCMSO é previsto pela NR 7 (leia tudo sobre essa Norma neste artigo). Além disso, na prática, o programa reúne um conjunto importante de ações da empresa, tudo voltado à preservação da saúde dos trabalhadores.

Qual o seu objetivo? Basicamente monitorar e identificar riscos. Quem elabora esse documento é o médico do trabalho.

Saiba tudo sobre as Consequências Da Desobrigação Da Elaboração Do PCMSO aqui.

Alterações no PCMSO

O PCMSO também deverá ser revisado e consequentemente o exame de audiometria que era solicitado em algumas funções, deixará de ser obrigatório e poderá ser retirado do Programa.

Então, sempre que o Inventário de Risco sofrer uma alteração, deve-se ser avaliado a necessidade de atualização do PCMSO, que poderá sofrer modificações.

Assim, o processo de gestão de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) terá uma relação muito grande entre Inventário de Risco, Plano de Ação e PCMSO.

Como a RSData pode gerenciar seu PCMSO de forma eficaz?

Para que sua empresa não perca prazos ou envie documentos com erros, o dataSEESMT é uma opção. Ademais, a solução foi desenvolvida sob o acompanhamento de profissionais especialistas em Segurança e Saúde do Trabalho.

Com a ferramenta, é possível lançar com facilidade as informações voltadas à SST, permitindo assim, uma gestão eficaz na emissão, controle e vencimento de documentos, programas e laudos tais como PPRA, PCMSO, PCMAT, PGR, PCA, LTCAT, PPP e, claro, o ASO.

Investir em um software completo e efetuar toda a gestão de SST em um único software é uma das principais vantagens competitivas atualmente. Quer saber mais sobre o assunto? Conheça a solução da RSData.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo