Emoções, avaliação psicossocial e risco psicossocial

Hoje trazemos uma dica de livro para entendimento das emoções, avaliação psicossocial e risco psicossocial.

Por que as pessoas se acidentam no trabalho?

Esta é uma pergunta que a psicóloga Lúcia Sebben busca responder no livro Psicologia Aplicada à Segurança no Trabalho – Avaliação Psicossocial e Risco Psicossocial, levantando questões como o que é considerado “falha humana”.

“O termo psicossocial refere-se a tudo que influencia o funcionamento psicológico do indivíduo, ou seja, família, amigos, trabalho, repercutindo em seu comportamento. Vamos considerar o princípio básico da ação e reação, que compreende que nosso comportamento é produto de tudo que vivemos, sentimos, pensamos e desejamos, e, por isso, este resultado poderá ser favorável ou não às pessoas que se expõem a funções perigosas. Então, o Risco Psicossocial compreende tudo o que influencia a saúde mental do indivíduo partindo das tensões de sua vida diária e de tudo que é vivido pelo indivíduo como algo adverso”, afirma, em seu site, a especialista que é fundadora e sócia-diretora da Sebben RH e Sebben Consultoria.

Graduada em Psicologia Organizacional, Lúcia é especializada em Administração de RH pela PUC-RS, atua também como Consultora de Carreira, Palestrante e Coach – Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching e certificada com o método Six Seconds para avaliação da Inteligência Emocional.

Em seu livro, ela trata sobre Avaliação Psicossocial, NR 33, NRs 35 e NR 20, além de temas como o preparo de profissionais da área de saúde mental para entender, de forma aprofundada e compreensiva, seu papel na promoção da saúde dos trabalhadores.

Para Lúcia, a ideia é iniciar uma fase de inovação e renovação para a psicologia, com uma nova área de atuação dotada do desafio de exercer sua missão indo além das fronteiras já conhecidas.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo