DESEMPENHO EM SST

A nova NR 1 que entrará em vigor no dia 03 de janeiro de 2022 traz na sua estrutura, especificadamente no item 1.5.3.4 a exigência de a Organização adotar as medidas necessárias para melhorar o desempenho em SST, onde se abre um ponto no qual se deverá ter uma atenção.

O que se deve ser considerado e como estruturar estes dados de forma a se obter um controle de desempenho em SST?

Mas minha empresa já tem diversos documentos e controles, mesmo assim há necessidade de cumprir o item 1.5.3.4?

A empresa que já possui uma estrutura deve verificar:
• Quais as informações que são geradas?
• Que tipo de resultado elas apresentam?
• Como estão mensurados estes resultados?
• Já existem análises destes resultados?
• Foram condicionadas metas? Estas são únicas ou para cada dados existe uma meta?
• Existem análises comparativas?
• Com são apresentados estes resultados?

Podemos observar na lista que independente de se ter ou não uma estrutura de documentações e controles, para o atendimento do item 1.5.3.4 a empresa deverá elaborar ou adaptar uma estrutura robusta sobre a melhoria de desempenho.

Entendi, porém na minha empresa, não temos a um bom tempo registrado acidentes ou outras ocorrências, mesmo assim como posso avaliar e melhorar o desempenho de SST?

Pode parecer difícil, mas se a empresa já possui uma estrutura robusta que gere um nível de informações onde a SST desponta de forma muito ativa e com resultados favoráveis, ainda sim pode estar faltando demonstrar de forma gráfica e informativa no âmbito da empresa e mídias estes resultados.

A participação de premiações de SST que são realizados pela revista Proteção e pela revista CIPA já são bons indicadores. Reconhecimentos de Clientes, Matriz (quando se trata de filiais da empresa), além de outros reconhecimentos que envolvem Órgãos Públicos e Entidades.

Daí vem um termo que já muito perguntava para os TSTs. Como você faz o seu “Marketing”, o que gerava uma pergunta: – Como assim meu marketing?

Aí está a conexão com o que a nova NR 1 traz no que tange a melhoria de desempenho de SST, seria como melhorar o marketing de SST não somente para a empresa, mas agora para o Ministério do Trabalho e Previdência.

O processo da atualização das NRs vem reforçar aquilo com o que todos os profissionais devem estarem preparados:
• Se manterem atualizados.
• Buscarem inovações técnicas.
• Se reinventarem.
• Desenvolver / Melhorar sua visão estratégica e profissional.

O que teremos daqui em diante somente agregará a necessidade de busca de mudanças internas nas empresas e também nos profissionais de SST, daí trago uma frase do físico alemão Albert Einstein.

“Não se deve ir atrás de objetivos fáceis, é preciso buscar o que só pode ser alcançado por meio dos maiores esforços.” – Albert Einstein


Autor: Paulo Leal
Engº de Segurança do Trabalho;
Ergonomista;
Consultoria e Mentoring em SST, eSocial e Ergonomia.

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo