CONHECER AS NRs É IMPORTANTE?

A intenção deste texto é de alertar profissionais ligados à Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, com ênfase para Técnicos de Segurança do Trabalho.

Resposta à pergunta do título pode parecer óbvia, mas na realidade não é.

No meu dia a dia trato com diversos Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho e me defronto com profissionais, não a maioria, que deveriam, no mínimo, conhecer as NRs não precisando decora-las.

Conhecer é entender, decorar é guardar na memória.

Simplificando o raciocínio, quem transita no segmento de SSMA deve saber a que se refere cada Norma e onde procurar quando precisar de conhecimento, informação ou esclarecimento de alguma dúvida.

Decorar é tarefa quase impossível devido ao numero de Normas e o detalhamento de seus textos.

Reforçando, Norma não se decora, Norma se conhece.

É normal profissional conhecer apenas as Normas com as quais deve lidar em suas atividades não dando atenção às demais, imaginando que isto é suficiente, esquecendo que as Normas estão interligadas e harmonizadas entre si.

Como exemplo podemos citar o profissional ligado à construção civil e imagina que tendo decorado a NR 18 está apto para desenvolver suas atividades na indústria da construção.

Imaginem desconhecer as NRs que tratam de EPIs, trabalhos em altura, uso de máquinas e equipamentos, condições sanitárias apenas para citar algumas.

Cabe também como exemplo uma pergunta ao leitor Técnico de Segurança do Trabalho: conhece a NR 17 que trata de Ergonomia ao ponto de explicar os princípios que ela preconiza?

Se a resposta é sim parabéns está no grupo de poucos(?) que conhecem esta Norma, se a resposta é não enquadra-se na base deste texto, ou seja, desconhece uma normatização que engloba todas as atividades profissionais.

Pode o leitor considerar a dificuldade de acompanhar as alterações que estão acontecendo atualmente nos textos das NRs em virtude da harmonização e atualização das mesmas, o que é verdade, mas que não deve ser motivo para elidir a busca da informação junto a publicações específicas e em diversos sites que mantem assídua abordagem ao tema, principalmente sites de entidades do governo.

Profissional bem informado tem seu reconhecimento e sua valorização elevada e reconhecida junto a seu ambiente de trabalho. Um software de segurança e medicina do trabalho implementado nas empresas ajudam demais em toda a gestão de dados e melhorias para processos mais seguros.

Conhecer, não decorar, as NRs é fator importante e obrigatório aos Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, portanto atualizem-se.

Finalizando reconheço que este texto foi elaborado para ler e entender mesmo com criticas à sua forma, mas se levar o leitor a pensar nas entre linhas do mesmo então o objetivo foi alcançado.

Como sempre o contraditório será bem vindo.

Sergio Ussan
Engenheiro Civil
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo