CONDIÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE TRABALHO

Por muitos meses prevencionistas ou profissionais que de uma ou outra forma estão ligados à SST, discutiram, analisaram, aprovaram, desaprovaram as Normas Regulamentadoras que estavam em alteração na busca de harmonização entre elas por iniciativa da equipe integrante da Secretaria de Segurança do Trabalho do Ministério da Economia, sempre em ambiente tripartite.

Cabe chamar atenção para o fato de que atualmente pouco se fala ou escreve nas condições de meio ambiente do trabalho mesmo considerando que este item está subentendido em várias normas.

Espero que todos concordem ser tema interessante, merecedor de discussão.

O que significa um bom meio ambiente de trabalho em uma indústria de plásticos, ou em uma oficina mecânica, ou em uma obra de construção civil, apenas para citar exemplos de locais sobejamente conhecidos? Existem vários outros,

É possível listar itens para discussão inicial sobre o que determinados locais devem oferecer aos trabalhadores para que os mesmos sintam-se confortáveis e seguros.

Citando alguns:

– áreas de vivência – vestiários, refeitórios, sanitários.

– área de lazer – bancos, mesas, possíveis jogos, ergonomia. (obs: lazer é inerente ao trabalho).

– locais de trabalho – iluminação, ventilação, limpeza, layout apropriado.

O leitor pode pensar “não entendi o significado das palavras acima”.

Esta é a ideia, aguçar a curiosidade sobre o que significam estes termos.

Junto vão as perguntas: Será que Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho prestando serviços em empresas dos mais diversos setores sabem o que deve constar no projeto, na especificação e na realidade destas áreas no tocante às condições oferecidas ao trabalhador? Será possível melhorar estas condições? Será que os trabalhadores têm liberdade de opinar sobre estas condições?

Quantas perguntas mais podem ser feitas? Ampliem com mais perguntas.

Aqui está o objetivo deste curto artigo, provocar a discussão em todos os setores da organização de como implantar ou melhorar condições de trabalho ou lazer para todos os trabalhadores, sejam da produção, da administração ou outros setores da empresa.

O comando da empresa e sua equipe de prevencionistas devem buscar junto aos trabalhadores informações, sugestões que melhorem suas horas de trabalho e descanso.

Visitando vários tipos de locais de trabalho é possível verificar que em vários deles (vários mesmos) não existem preocupações com o meio ambiente de trabalho disponibilizado aos trabalhadores.

Por óbvio é sabido que o desempenho e produtividade do trabalhador aumentam quando ele encontra locais de trabalho que passem segurança, conforto e bem-estar.

Também quando possuem condições de relaxar ou de relacionamento com colegas.

Leitor, tomando conhecimento do texto acima pense na possibilidade de sua integração no movimento que pode ser denominado “Vamos melhorar nosso ambiente de trabalho”, lembrando que existem dois grupos de profissionais, os que esperam acontecer e os que fazem acontecer’. Qual o seu grupo?

(Obs: proposital o uso em várias oportunidades dos termos “condições de trabalho” e “ambiente de trabalho”).

Como sempre o contraditório será bem-vindo.

Autor: Sergio Ussan
Engenheiro Civil
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo