Como corrigir o erro 401 no eSocial?

Os eventos quando são enviados ao eSocial, eles passam por duas validações no ambiente do governo:

  • Validação de Estrutura de XML;
  • Validação do Conteúdo dentro do XML

Caso as validações sejam realizadas com sucesso, o arquivo é processado pelo eSocial, que retorna com o código 201, e o número do recibo de entrega. Agora caso tenha alguma incosistência, o eSocial retornará com mensagem de ERRO, que devem ser ajustados para envio posterior. E serão estes que trataremos hoje

OBSERVAÇÃO: Com o objetivo de tornar o processo de envio mais rápido, dentro do software da RSData você já conta com a primeira validação da estrutura do XML, que quando não estiver de acordo com o modelo fornecido pelo governo, é barrado na central de inconsistência para que as informações sejam corrigidas antes de serem enviadas.

Veja também nosso Software para eSocial

QUANDO OCORRE?

Ele ocorre quando o eSocial retornar com algum problema no arquivo que foi enviado, ou seja, que apresenta inconsistência de informações, significando “Lote incorreto – erro de preenchimento”. O cdResposta > 401 funciona como um código principal do arquivo XML, seguido de outros códigos que indicarão as ocorrências, isto é. o tipo de erro que ocorreu, e que precisam ser corrigidos. Ou seja, é um retorno do eSocial devido a inconsistências de vínculo empregatício do que já tem na base e o que está sendo enviado. Seu significado é:

No caso do evento S-2240, teremos 3 tipos de possibilidade de ocorrências, que são:

Ocorrência 180:

  • acontece quando o vínculo trabalhista não é identificado pelo eSocial.
  • Ação corretiva: utilizar o evento de admissão para cadastramento do vínculo trabalhista

Ocorrência 303:

  • Não foi localizado o contrato de trabalho CPF: xxx, Matrícula: yyy e Categoria: Desconhecida.
  • Ação corretiva: Utilize o evento S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estaturário – Início, para cadastramento do contrato de trabalho conforme tabela 1 (Categorias de Trabalhadores).

Ocorrência 304

  • Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF: xxx, Matrícula: yyy ou este encontra-se encerrado na data do evento.
  • Ação corretiva: relacionadas ao vínculo trabalhista do empregado, que é dado pela informação do CPF e da Matrícula eSocial. Quando não encontra, precisa verificar esses dados,com os informados na admissão do trabalhador (evento S-2200 ou S-2300 ou S-2190)

COMO EVITAR QUE ELE OCORRA?

1° Passo solicitar a contabilidade/rh, o XML do evento S-2220 OU S-2230, e conferir os dados.

2° Passo: Verificando a inconsistência, ir ao cadastro do empregado e ajustar para que FIQUE IGUAL ao que foi enviado na folha.

Para conferência deste erro, faça uma verificação, aplicando este checklist abaixo:

  • Folha enviou o evento de admissão?
  • Possui espaço em branco antes dos números de matrícula e CPF?
  • CPF está igual ao informado pelo cliente no evento de folha?
  • Matrícula está exatamente igual a enviada pelo evento de folha?
  • O período do evento enviado está igual ou posterior ao envio do evento de folha?
  • Data de admissão está de acordo com a da folha?
  • Precisa confirmar como foi realizado o envio de folha, se foi com evento 2200 ou 2300, no caso de 2300, precisa no cadastro do empregado ter cadastrado o “Categoria trabalhador” preenchido.
  • Na aba XML, onde constam os dados do evento, este tem que estar de acordo com o que existe de informações na base governo
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