Como aumentar seu faturamento com Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

O mercado corporativo está sempre em constante mudança. Novas formas de organizações internas, ambientes descontraídos e diferentes formatos de trabalho, como por exemplo o hibrido e o remoto.

O faturamento da empresa sempre será uma das principais preocupações dos gestores, afinal, em um ambiente competitivo, novas ideias e iniciativas aparecem a todo momento. Manter o caixa da empresa com saldo positivo, jamais será um problema, e sim, a solução.

Uma das formas de aumentar o faturamento é justamente evitar o gasto com problemas que poderiam ser resolvidos (e investir esta quantia em algo que trará retorno). O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é um ótimo exemplo.

Inicialmente, é importante ampliar o que são os Riscos Ocupacionais. São situações consideradas não saudáveis ou fora de normas regulamentadoras, em que o colaborador é colocado pela empresa em que trabalha. Os problemas podem causar doenças, tanto físicas quanto psicológicas.

Um bom gerenciamento de riscos ocupacionais evita doenças e acidentes, e gera às empresas um ganho com o aumento de produtividade e redução de custos. A empresa deixa de gastar com problemas relacionados à saúde do colaborador, pois se preveniu, e pode faturar com o trabalho executado na empresa.

Os 4 passos no gerenciamento de riscos são:

1 – Identificação de perigos

2 – Análise e avaliação dos riscos

3 – Eliminação ou controle

4 – Monitoramento e revisão

Para auxiliar as empresas a prover segurança e saúde no ambiente laboral,o software de gestão de SST da RSDATA pode ser utilizado para gerenciar todas estas etapas do processo de gerenciamento de riscos ocupacionais, desde a  identificação, análise, avaliação, eliminação ou controle e monitoramento e revisão de perigos e riscos ocupacionais, como segue

Identificação de perigos: Esta etapa é um grande diferencial na RSData, porque o software possui nativo as legislações NR-15, NR-16 ON LINE, já com os perigos vinculados aos seus LT e com interligação de campos para geração dos Laudos de Insalubridade, Periculosidade. Somado a isto, existe a interligação da legislação trabalhista com a previdenciária, ANEXO IV, do Decreto 3048/99, que são associados e após selecionados e com base no preenchimento dos campos de avaliação, permite a geração da conclusão do LTCAT, garantindo conformidade legal e aumentando a produtividade. Este diferencial faz com que o software da RSData seja utilizado para criar um registro muito bem detalhado de todos os perigos presentes no ambiente de trabalho. Além disto, o software possui ferramentas auxiliares, como o cheklist e questionário que permite que os usuários registrem informações sobre as condições do local de trabalho e as atividades que são realizadas ali. Estes registros podem ser armazenados no sistema e usados para gerar relatórios de análise de perigos.

Análise e avaliação dos riscos: Após a identificação dos perigos, o software permite a confecção da matriz de risco personalizada para realizar uma análise detalhada dos riscos associados a cada perigo, de acordo com a sua gravidade e probabilidade de ocorrência, gerando o inventário de risco e plano de ação, onde são priorizadas ações de controle/mitigação de riscos e tomadas de decisões mais assertivas

Eliminação ou controle: Com base nas informações coletadas durante a análise de riscos, o software permite a criação de planos de ação para eliminar ou controlar os riscos identificados. Somado a isto, o usuário pode criar tarefas e definir responsabilidades no sistema, inclusive externas, para garantir que as ações sejam implementadas de forma eficaz. O software também permite monitorar o progresso destas ações de controle de riscos e identificar quaisquer problemas ou atrasos.

Monitoramento e revisão: Após a implementação das ações de controle de riscos, o usuário monitora e revisar continuamente o ambiente de trabalho e as atividades realizadas ali.

A funcionalidade de grupos de avisos, permite configurar o sistema para enviar notificações e lembretes automáticos, via e-mail e tela inicial do sistema, para garantir que as ações de segurança realizadas regularmente e sem atrasos. O software possui um checklist que pode ser usado para registrar incidentes e acidentes, e na sequencia possui a funcionalidade de Investigação de Acidente que conte um fluxo atrelado a metodologia de Diagrama de Ishikawa, que permite analisar os processos, em diferentes perspectivas, relacionando causas potenciais e identificando áreas que precisam ser melhoradas. Todas essas informações podem ser usadas para revisar e atualizar os planos de ação de controle de riscos, garantindo que o ambiente de trabalho permaneça seguro e saudável para todos os colaboradores.

A RSData também disponibiliza o EPI, que surgiu para inovar e informatizar a gestão de entregas e fichas de equipamentos, controlando estoques, custo e demandas.

Focando na gestão do controle de prazos e consumo, este sistema monitora as movimentações, verifica a disposição do estoque e possibilita a retirada de EPIs e materiais com ou sem a confirmação eletrônica (Biometria, Código de Barras e Rfid). Além disso, também realiza o controle de materiais e uniformes com opção da gestão de grade (P/M/G).

A RSData oferece um serviço completo, cuidando de todos os detalhes necessários para que o gerenciamento seja eficiente. Todo cuidado é pouco quando se trata de saúde e segurança do trabalho de pessoas.

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