Como atingir a excelência operacional?

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA ESTRATÉGIAS PARA A SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Em se tratando de ações e desenvolvimento de ações estratégicas no campo da Segurança e Saúde do Trabalho, no Brasil, temos ainda muito a evoluir. Apesar de termos uma das mais completas e  moderna legislação de SST do mundo, paradoxalmente vivemos no atraso, sem cultura prevencionista, sem maturidade no tratamento e controle dos riscos ocupacionais, salvo raras exceções.

O pensamento estratégico inexiste.  O pensamento estratégico é o primeiro passo para uma orientação e tomada de ação inteligente, é através dele que torna-se possível atingir metas e objetivos utilizando os recursos disponíveis da forma mais efetiva possível e, escolhendo o caminho que entregará o melhor desempenho, no menor tempo – sem deixar de considerar princípios e valores vinculados ao compromisso corporativo de sustentabilidade nos negócios. A sustentabilidade só ocorre com a proteção da saúde e da integridade física de quem produz. Não é sobre “preço”. É sobre valor. Valor inegociável.

O pensamento estratégico tem a ver com a INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. Pensar estrategicamente tem a ver com abandonar a mesmice, desconstruir e reconstruir em outro nível, mudar de turma. Permanecer no piloto automático fazendo sempre a mesma coisa na tomada das decisões resultará no mesmo resultado com profundo impacto em nosso futuro. A Diretriz Corporativa (GRO) – Linha ou Guia a que todos os processos de Gerenciamento estarão vinculados é o compromisso de todos.

  1. ONDE ESTAMOS?  Diagnóstico

2. PARA ONDE VAMOS?  Foco / Direção  Organizacional Corporativo

  •  COMO CHEGAR LÁ? Plano Tático/Operacional

O objetivo estratégico é o norte, o rumo. O que deve ser feito? É o ponto futuro em que queremos chegar. Com foco na INOVAÇÃO e TECNOLOGIA. É uma mudança comportamental para a evolução e melhoria sistêmica sob a perspectiva Financeira, mercado e clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. O Hoje não será mais o mesmo que ontem e assim, sucessivamente. As ações estratégicas, alinhadas a este objetivo  deve apresentar o detalhamento do processo de o “Como Fazer”. É necessário focar e metas e métricas pelas quais vamos mensurar os resultados pretendidos. Elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (SMART).

No contexto Organizacional, o pensamento estratégico se apoia em três pilares:

  • Análise do Ambiente interno: quem somos e o que temos estruturados no campo da SST (Pontos Fortes e pontos fracos)
  • Análise do Ambiente externo: onde estamos (Ameaças e oportunidades)
  • Objetivos: o que queremos alcançar (Política de SST, Compromissos e recursos)

A partir desses três pontos, a estratégia se desdobra em mais dois pilares:

  • Como fazer para alcançar nossos objetivos (Plano de Ação)
  • Ajustes e correções da rota traçada (Análise de desempenho)

Naturalmente, e como é possível perceber,  pensamento estratégico e planejamento estratégico têm uma relação umbilical.

Pensar estrategicamente é uma condição necessária para que o planejamento também seja estratégico e, acima de tudo, possível de ser colocado em prática.

Uma tomada de decisão incoerente com os objetivos estratégicos de negócio, costuma custar caro, não só em termos materiais como também pode causar danos à imagem e reputação de uma empresa.

Muito se fala em Gestão e Gerenciamento, Inovação e Tecnologia. Pouco se entente, menos ainda se atende. Isso talvez explica o Brasil como um dos piores países do mundo quando se trata de Segurança e Saúde no trabalho. Uma sociedade de trabalho mal preparada que adoece, mutila e mata. Chega ser insano “organizar o trabalho para destruir pessoas e, por vezes, umpunemente.

Temos a GESTÃO como a  Diretriz Corporativa. Compromisso. Um documento teórico descritivo. Uma linha ou guia a que todos as demais linhas devem estar vinculadas, seguir – O PENSAMENTO ESTRATÉGICO

O GERENCIAMENTO enquanto conjunto de programas e projetos específicos. Planejados e executados. Analisados e melhorados continuamente para a consecução do Objetivo proposto. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. A EXECUÇÃO/AÇÃO ESTRATÉGICA.

E a INOVAÇÃO? O Ato ou efeito de inovar, a novidade, o diferente. A criação e o desenvolvimento de novos produtos, métodos ou conceitos que pode nos levar a caminhos e/ou resultados nunca antes alcançados.

E a TECNOLOGIA? Muito diferente do que boa parte a princípio equivocadamente entende, não se trata a apenas de “computadores”, “internet”… TECNOLOGIA é a ciência cujo o objeto é a aplicação do conhecimento (domínio, proficiência, expertise) técnico e científico para fins industriais e comerciais para a transformação do já dado. Conjunto de termos técnicos de uma arte ou de uma ciência.

A Segurança e a Saúde do Trabalho inicia pelo mecanismo de regulação e de defesa do indivíduo. Quando ele perceber e entender esta necessidade, convencido ele estará, integrado, participando ativamente da construção da estratégia do coletivo de defesa. Então temos um Time focado transcendente do individual para o coletivo. Juntos nós podemos.

Neste contexto, fundamental é entender e atender as necessidades e expectativas das partes envolvidas. Desenvolver um ambiente de negócios com  participação efetiva do trabalhador. Estimulando a sensibilização, a motivação e o compromisso de todos pela vida. Gerando um ambiente de negócios de fato  saudável, seguro e sustentável.

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.


Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo