Como a CIPA pode ajudar na construção as segurança e saúde na empresa?

NR 4

Destaca-se que a CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de promoção da saúde no trabalho. É os empregados e trabalhadores participando ativamente da construção da lucratividade, sustentabilidade e prosperidade da empresa sem receber um mísero centavo em contrapartida ou qualquer outro estímulo, apenas a honra e a glória de defender o seu legítimo princípio fundamental e direito de proteção no exercício do trabalho.

Independente se, atuando em qualquer dos sete diferentes tipos de CIPA, a saber: 1. NR 5 CIPA Urbana; 2. NR 18 CIPA da Indústria da Construção; 3. NR 22 CIPAMIN; 4. NR 29 CIPA Trabalho Portuário – CPATP; 5. NR 30 CIPA Trabalho Aquaviário; 6. NR 31 CIPATR ou 7. NR 37 CIPLAT Plataformas de Petróleo, apesar de tudo sabe que precisa continuar. Que não pode se encolher, se acovardar e que precisa participar ativamente, contribuir, questionar, provocar companheiros e companheiras de jornada para ouvir menos e escutar mais, olhar menos e enxergar mais, reconhecer os perigos, avaliar e propor correções.

Não é apenas a vida e a saúde de outrem. Não é mais apenas o interesse do negócio em jogo. A negação do ócio é necessária pela ação pró ativa, pelos motivos e elementos de convicção, razões de sua própria sobrevivência. O NEGÓCIO PRECISA PROSPERAR! A saúde e a segurança de todos os envolvidos na atividade laboral não é mercadoria, não está à venda, não tem preço… tem valor. Imensurável, irreparável, inegociável, um enorme valor!

Nenhuma atividade humana é tão urgente ou importante que não possa ser adequadamente planejada e realizada com segurança. Se não for com segurança, que seja abortada! Os acidentes não ocorrem por acaso. Só ocorrem onde a prevenção falha! Todas as forças vivas da sociedade precisam atentar para os fatos. Chega de engodo, de enganação. A maturidade e a tão sonhada cultura em segurança e saúde do trabalho é uma necessidade. Nas sete CIPAS existentes no Brasil, há uma exército de trabalhadores preparados, capacitados com inteligência prática acima da média e que podem ser melhor aproveitados em suas vivências no mundo real. Sim, o acidente de trabalho adoece, mutila e mata é aqui, no campo real. Não é virtual não!!!!

Estes trabalhadores (CIPEIROS) contribuem decisivamente para uma sociedade de trabalho mais saudável e segura. Só precisam de maturidade gerencial. De gestão de riscos realmente profissional que saibam construir mais “pontes” e menos “muros”. Que aproximem pessoas e seus legítimos direitos e interesses econômicos. Afinal, estamos todos navegando em águas turbulentas. Necessitamos de somar esforços, habilidades e competências para nos sustentar em superfície até que em breve, em águas mais límpidas e serena possam nos conduzir a prosperidade compartilhada, entregando mais, melhor e para todos.

A CIPA está ai. Conheça um pouco mais sobre sua organização, Software Integrado de Gestão Ocupacional, responsabilidades, atribuições e funcionamento. Você vai se surpreender com a capacidade e o conhecimento acumulado que pode servir a tantos e, que desperdiçamos, por ignorância. Ali não tem “nutela”; tem “raiz”! Prestigie, apoie, estimule, valorize a sua CIPA. Afinal, a vida é o maior patrimônio. Ou não?

Segurança, Saúde e Paz!

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo