CID 11 – Novo Código Internacional de Doenças

O Ministério da Saúde coordenará a tradução do novo Código Internacional de Doenças para a língua portuguesa. A CID-11, passará pelas etapas de revisão e validação por especialistas na área de classificações em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com previsão de conclusão em dezembro de 2022. A estimativa da OMS é que a partir de 1º de janeiro de 2025, o novo código esteja em uso nos sistemas de informação da vigilância. O Comitê de Educação e Implementação da Família Internacional de Classificações da Organização Mundial da Saúde desenvolveu um curso online “ICD – 11 tool“, nos idiomas inglês e espanhol, que pode ser acessado na página da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O curso em português estará disponível na plataforma em breve. Leia na íntegra notícia postada no site do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde coordena tradução do novo Código Internacional de Doenças para a língua portuguesa

11ª versão do documento é produzida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.Compartilhe: 

 Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitterlink para Copiar para área de transferência

Publicado em 26/07/2022 14h27

OMinistério da Saúde, em parceria com a Câmara Técnica Assessora para Gestão da Família de Classificações Internacionais e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), está coordenando o processo de tradução da CID-11 para a língua portuguesa. A ação inclui etapas de revisão e validação por especialistas na área de classificações em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com previsão de conclusão em dezembro de 2022.

O período de transição da CID-10 para a CID-11, incluindo a aplicação da classificação para coleta de dados, implica na definição de prazos e ações estratégicas necessárias para essa migração. Seguindo a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o período de transição deve ocorrer entre dois e três anos. Assim, espera-se que a CID-11 esteja em uso nos sistemas de informação da vigilância a partir de 1º de janeiro de 2025.

Na página da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) encontra-se disponível o curso online “ICD – 11 tool”, desenvolvido pelo Comitê de Educação e Implementação da Família Internacional de Classificações da Organização Mundial da Saúde, nos idiomas inglês e espanhol. O curso em português está em processo de tradução e em breve estará disponível na plataforma.

Acesse aqui para o curso.

Outras informações podem ser encontradas aqui.

Ministério da Saúde

Categoria Saúde e Vigilância Sanitária

FONTE: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022./julho/ministerio-da-saude-coordena-traducao-do-novo-codigo-internacional-de-doencas-para-a-lingua-portuguesa

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter: