Características Essenciais de um Profissional Exemplar em SST

A atuação dos profissionais em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) desempenha um papel crucial na preservação da integridade física e mental dos trabalhadores, bem como na promoção de ambientes laborais seguros e saudáveis. A reflexão trazida pelo Engenheiro Alencar Lunardello sobre as características de um bom profissional de SST torna-se fundamental em um contexto em constante evolução. Este artigo visa explorar as qualidades indispensáveis que definem um profissional de excelência nesse campo, focando especificamente nas características que distinguem os profissionais raiz, aqueles que se destacam não apenas pela titulação, mas pela expertise e comprometimento com a segurança no ambiente de trabalho. Através da análise detalhada das habilidades técnicas, compromisso com a segurança, capacidade analítica e atualização constante, este texto oferece insights valiosos sobre o perfil essencial desse profissional em SST. Uma reflexão. Um assunto polêmico, controverso, mas uma triste realidade.

Onde estão os profissionais raiz de SST?

A área se SST nos últimos anos tem sido uma grande preocupação, principalmente quando falamos de profissionais qualificados em vez de somente habilitados.
Habilitado não é difícil de ser, pois ter um certificado ou diploma hoje sem muitos esforços se consegue; até com certa facilidade, já qualificado, experts na prática do saber é fazer é raríssimo de se encontrar.
A falta de profissionalismo raiz em saúde e segurança no trabalho (SST) existe e é um problema que pode ter consequências graves. É essencial que todos os profissionais entendam a importância de conhecer , saber fazer e principalmente seguir as normas e procedimentos de segurança no ambiente de trabalho.
Quando falamos de profissional raiz estou me referindo a aquele no modelo dos profissionais mais antigos que só nada criavam e elabiravan tudo, desde um dos mais simples documentos da ar a de SST, onde nada se copiava.
Não havia facilidades então os documentos e laudos eram fidedignos ao principio da legalidade.
Mas como podemos destacar a qualidade de um profissional raiz em SST deve possuir?
Destaco algumas l:

  1. Conhecimento técnico : Um profissional raiz em SST deve ter um amplo conhecimento das normas, regulamentos e legislações trabalhistas e previdenciárias bem como das saber fazer e executar quaisquer programa ou laudos.
  2. Habilidades de análise : deve ser capaz de analisar eventos e identificar as causas-raiz de atitudes inseguras dos trabalhadores, exposição ao risco de acidentes de trabalho e condições inadequadas do ambiente de trabalho.
  3. Comprometimento com a segurança : deve estar comprometido em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores. Isso inclui a implementação de medidas preventivas, a identificação e avaliação de riscos, e a educação dos funcionários sobre as melhores práticas de segurança.
  4. Capacidade de comunicação: ser capaz de se comunicar de forma clara e eficaz com os colaboradores, transmitindo informações sobre segurança e respondendo a dúvidas e preocupações.
  5. Capacidade de liderança : deve ter habilidades de liderança para promover uma cultura de segurança no local de trabalho, envolvendo e engajando todos os colaboradores na busca por um ambiente seguro.
  6. Atualização constante : talvez uma das mais elementares necessidades, estar sempre atualizado sobre as mudanças nas normas, regulamentos e legislações trabalhistas e previdenciárias.

Essas são apenas algumas das características de um profissional raiz em SST que destaco.
Ser um profissional raiz não está na condição de estar formado há anos, mas sim em saber dominar os assuntos que estão arraigados à profissão.
Um profissional raiz é aquele que sabe pensar, elaborar e fazer; que entenda que a facilidade comercial apenas atrofia seus conhecimentos impedindo-o de pensar e agir por si só.
É este profissional que o mercado tem buscado .

Ser reconhecido e se destacar profissionalmente requer atitude e decisão: ser diferente dos iguais .

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo