Brasil é 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o número de casos de acidentes de trabalho no Brasil passa de 700 mil por ano. Com este número alarmante, o Brasil figura no quarto lugar do ranking da Organização Internacional do Trabalho das nações com maior incidência deste tipo de acidente.

Para muitos especialistas, questões como falta de atenção, rotinas exaustivas de trabalho e a falta de condições e equipamento adequado para a mitigação dos riscos de acidentes, são fatores que contribuem para este número.

As áreas em que mais ocorrem acidentes são a construção civil e o setor de serviços – a maioria das vítimas de acidentes fatais ou incapacitantes são motoristas de caminhões e carretas.

Apesar dos números ainda não serem os ideais, o Brasil vem avançando no aumento da segurança do trabalho, graças a uma regulamentação mais qualificada no uso dos EPIs. Segundo o Ministério Público do Trabalho, de 2010 até 2015, chegou a ser registrado um recuo de 27% no número de acidentes graças ao uso de equipamento de proteção.

Isso mostra como a implementação de políticas eficazes de segurança e uso de EPI fazem a diferença na mitigação dos riscos. Com o uso de tecnologias e sistemas otimizados de gestão, companhias podem assegurar o uso adequado dos EPIs, dentro das condições ideais para evitar ao máximo acidentes que tragam prejuízos à integridades dos colaboradores e também à produtividade da operação.

A RSData é especializada em soluções de SST, com sistemas dedicados à gestão de entregas e fichas de EPIs, desde o controle de estoques até a entrega e utilização pelas equipes de trabalho. Para saber mais sobre nossas tecnologias, entre em contato conosco.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo