A Importância da Proteção Auditiva para evitar acidentes

No Brasil, a cada 60 segundos, um trabalhador sofre um acidente enquanto desempenha suas funções no ambiente laboral.

Nesse sentido, a perda auditiva relacionada é considerada uma das doenças mais frequentes na população trabalhadora estando presente em diversos ramos de atividade entre eles a siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, construção civil, agricultura, transportes, teles serviços e outros.

Para esclarecer algumas dúvidas mais comum sobre o tema, o artigo de hoje vai abordar a importância da proteção auditiva, o Programa de Conservação Auditiva (PCA) e as alternativas para gerenciar com eficiência ações e documentos.

O que é o Programa de Conservação Auditiva (PCA)?

Como o próprio nome já diz, o PCA é um programa com caráter preventivo. Seu principal objetivo é evitar a perda da audição do trabalhador.

Veja também tudo sobre  nosso software para audiometria ocupacional

Em outras, palavras, se trata de um conjunto de atividades desenvolvidas para prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais, criando de atividades dinâmicas, por meio de uma equipe multiprofissional, que abrange as diversas áreas de uma empresa.

A implantação e desenvolvimento do PCA exigem ações

É importante compreender que o PCA não é apenas um documento, mas um plano de ação. Tudo começa com a audiometria realizada, anual ou semestral, de acordo com a necessidade apontada no PCMSO.

Posteriormente, deve ser feito o monitoramento audiométrico, com a análise de todas as audiometrias sequenciais de cada empregado, comparando as médias e verificando se houve desencadeamento ou agravamento de uma perda auditiva, conforme consta na NR 7.

A importância da proteção auditiva

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que nosso aparelho auditivo possui estrutura interna frágil e o melhor método de prevenção de acidentes ainda é a proteção auditiva.

Utilizar esse equipamento de proteção é obrigação dos trabalhadores expostos a máquinas e a muito barulho. No entanto, a responsabilidade pela qualidade e o manuseio correto desses aparelhos é da empresa.

Com a proteção auditiva, a pressão sonora será menor e não comprometerá a audição do trabalhador. Vale lembrar que a perda parcial da capacidade auditiva também acarreta dificuldades em relação a concentração, atenção e memorização.

Solução completa para gestão de SST e SSO

Fazer o controle completo de audiometria em uma única plataforma é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores. Isso é possível com o dataSEESMT – software de gestão SST e SSO desenvolvido pela RSData.

\"\"

O sistema provê uma gestão eficaz na emissão, controle e vencimento de documentos, programas e laudos tais como PPRA, PCMSO, PCMAT, PGR, LTCAT, PPP, ASO e, claro, o PCA.

Com agilidade e organização, além do compartilhamento e envio das informações em tempo real, de forma fácil e rápida, seu negócio promoverá segurança ao ambiente laboral, valorizando a saúde do seu trabalhador e, consequentemente, aumentando a sua produtividade.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Pular para o conteúdo