No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121/05 – Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado no dia 28 de abril de cada ano.
Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. O que era um dia de luto pela morte, transforma-se em um dia de luta pela vida – uma data pela defesa do trabalho decente, mais seguro e saudável.
Nesta quarta feira, 22.04.2020, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que : “O mundo pós COVID-19 terá que ser outro. Terá que ser mais Seguro, saudável e preparado. A vida não será mais como antes”. Aceitação de que a humanidade fracassou em suas táticas, técnicas e práticas para o reconhecimento, a identificação, análise, diagnóstico e o controle desta ameaça que está a dizimar milhares de vida no planeta inteiro; apesar do desdém de lunáticos que ainda não aceitam tal verdade mundialmente comprovada. Não estávamos adequadamente preparados para o enfrentamento e reconhecemos tardiamente a comprovação da gravidade dos fatos. Que esta dia de celebração e homenagem a memória de todos os mortos por acidentes e doenças do trabalho seja estendida a todos os vitimados pela COVID 19 como um novo marco para a inovação.
SEGURA, SAUDÁVEL E PREPARADA (OMS). A Sociedade precisa rediscutir esta condição.
A Segurança e Saúde no Trabalho é um valor indissociável da sustentabilidade e parte integrante de qualquer negócio. A Segurança e Saúde e no Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente, são alicerces da estrutura das Empresas e, responsabilidade de todos – Governo, trabalhadores, investidores e comunidade.
É nosso compromisso respeitar a vida e o meio ambiente em todas as atividades em que atuamos, prestando serviços de reconhecida qualidade, estimulando a melhoria contínua e a consolidação de nossos resultados com reflexos positivos, fazendo mais, melhor e para todos.
“NENHUMA ATIVIDADE ECONÔMICA SE JUSTIFICA SE ELA DEIXAR DE ATENDER AS NECESSIDADES SOCIAIS BÁSICAS DO SER HUMANO – SEGURANÇA, SAÚDE E PROTEÇÃO” – Pedro Valdir Pereira
É nosso compromisso, como usuários temporários desta Terra,, respeitar a vida e o meio ambiente em todas as atividades em que atuamos, prestando serviços de reconhecida qualidade, estimulando a melhoria contínua e a consolidação de nossos resultados com reflexos positivos, para esta e futuras gerações.
Segundo \”Peter Drucker\” – “O Primeiro dever do negócio é sobreviver e o princípio guia da economia comercial não é maximizar os lucros – mas sim, evitar perdas”.
Portanto, devemos considerar que gerenciar as perdas é tão importante quanto aumentar as vendas no alcance de verdadeira lucratividade. A Empresa sustentável é aquela que gera lucro para os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a vida das pessoas com quem mantém interações.
Fonte:Curso de Administração Moderna / DNT (Det Norske Veritas).
LEMBRE-SE: O Acidente de Trabalho adoece mutila e mata. Cúmplice hoje, vítima amanhã!
Pedro Valdir Pereira
Consultor de Saúde e Segurança do Trabalho
Instrutor de Treinamentos Credenciado pelo Corpo de Bombeiros/ RS Matrícula 000185/2011 e 00379/2013
Técnico Internacional em Emergências Químicas – Especialista pela NFPA 472 – HazMat Technician Standard for Professional Competence of Responders to Hazardous Materials Incidents – Technician Level – transportation technology center, University of Texas – inc. USA
Safety Technician – Ergonomics, Occupational hygienist, Health and Safety
Delegado Eleito para representar o RS na Conferência Nacional de Defesa Civil – Brasília em NOV 2014