08 Pontos que devem ser considerados na Redução dos Riscos Ergonômicos

Você sabia que os Riscos Ergonômicos precisam fazer parte do Gerenciamento de Riscos de sua organização? Confira neste Post 8 pontos que devem ser avaliados durante a elaboração do Inventário de Riscos Ocupacionais.

1 – O corpo deve trabalhar na vertical
Trabalhar na vertical permite um bom conforto para os músculos das costas e reduz a fadiga principalmente na região lombar.
2- Todos os instrumentos e comandos de uso frequente devem estar na área de alcance normal.
O posto de trabalho deve ser construído de forma a eliminar a necessidade de flexão constante para alcançar objetos, comandos e ferramentas. Podendo considerar como uma área de alcance na posição sentado: 33 cm a partir da borda da mesa e no trabalho de pé 66 cm.
3 – No trabalho sentado deve-se utilizar o encosto
No caso de trabalho sentado, nunca deve ser necessário afastar as costas do encosto da cadeira para poder atingir o objeto de trabalho ou realizar uma atividade. Durante a avaliação de risco este ponto precisa atenção especial.
4 – Os pés devem estar sempre apoiados
O posto de trabalho deve ser projeto de maneira que independente da altura do trabalhador, os seus pés permaneçam apoiados. Apoios paras os pés poderão ser empregados principalmente para trabalhadores com altura inferior a 1,70 cm.
5 – As partes do corpo não podem sofrer compressões
Durante a atividade de trabalho não deve existir compressão de qualquer parte do corpo humano. Geralmente essa compressão se dará devido a condições de mobiliários, como por exemplo bordas de mesas que não são arredondadas.
6- Garanta que o posto de trabalho seja ajustável ao trabalhador
O posto de trabalho deve ajustar às diferentes características físicas dos trabalhadores. Cadeiras com altura ajustáveis, bancadas ajustáveis e ajustes de monitores são condições básicas para um bom posto de trabalho.
7 – Garanta que o ambiente tenha boa iluminação
A iluminação em um ambiente de trabalho precisa ser projetada conforme tipo de atividade. Atividades de maior complexidade e que exigem maior atenção do operador, demandam uma melhor iluminação. Os parâmetros de iluminação devem estar em conformidade com a NHO-11.
8- Fique atento a condições de conforto
O ambiente de trabalho deve ter boas condições de conforto como temperatura, ventilação e níveis de ruído. Tais parâmetros devem ser observados na NR -17. Salas com pouca ventilação, com correntes de ar, com temperatura inferior a 20 °C ou superior a 23 °C pode impactar diretamente no trabalho e medidas de controle devem ser aplicadas.

WESLEY SILVA
• Diretor da Innove Consultoria e Treinamentos;
• Engenheiro de Segurança do Trabalho;
• Pós-graduado em Ergonomia, Direito Trabalhista e Previdenciário;
• MBA em Liderança, Gestão e Inovação;
• Consultor em Segurança do Trabalho em empresasdo ramo de siderurgia, mineração e telecomunicações;
• Especialista na Gestão de SST com mais de 13 anos de experiência;
• Capacitado em Gestão de Riscos pela University of Chicago

Os artigos reproduzidos neste blog refletem única e exclusivamente a opinião e análise de seus autores. Não se trata de conteúdo produzido pela RSData, não representando, desta forma, a opinião legal da empresa.

Categoria

Últimas Postagens

Siga a RSData

Inscreva-se em nossa Newsletter: